Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Riccardo Minasi dirige Orquestra Sinfónica Portuguesa

19 jan, 2017 - 07:40

Programa do concerto é constituído pela Sinfonia n.º 10 em Sol Maior, e a Sinfonia n.º 29 em Lá Maior, ambas de Mozart, e o Concerto para violino em Sol Maior, de Haydn.

A+ / A-

A Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP), sob a direcção do violinista Riccardo Minasi, actua esta quinta-feira no Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC), em Lisboa, no âmbito do ciclo de concertos de câmara.

O programa do concerto é constituído pela Sinfonia n.º 10 em Sol Maior, e a Sinfonia n.º 29 em Lá Maior, ambas de Mozart, e o Concerto para violino em Sol Maior, de Haydn.

O jornal britânico “The Guardian” referiu-se a Riccardo Minasi como “um músico extraordinário” e, acrescenta nota do TNSC, o músico italiano de 38 anos “rapidamente se estabeleceu como um dos mais interessantes talentos emergentes do panorama musical europeu dos últimos anos”.

Como solista, Minasi apresentou-se com a Orchestra dell’Academia Nazionale di Santa Cecília, Accademia Bizantina, Il Giardino Armonico, Le Concert des Nations, Orchestra Barroca de Sevilla e a Orquestra Sinfónica de Madrid, e colaborou, entre outros, com os músicos Viktoria Mulova, Reinhard Goebel e Albrecht Mayer.

A OSP, também sob a direcção de Riccardo Minasi, volta a tocar no sábado, também às 18h00, um programa que conta com os solistas Paulo Guerreiro e Luís Vieira (trompa), para interpretar um programa composto por três peças de Haydn, abertura “Il Mondo della Luna” e a Sinfonia n.º 88 em Sol Maior, e ainda, Concerto em Mi Bemol Maior para trompas e orquestra, com arranjos de Antonio Rosetti, bem como “Il barbiere di Siviglia: abertura", de Giovanni Paisiello, que Joseph Haydn reviu.

"Estes concertos de câmara assumem duas vertentes na actividade do TNSC: a primeira é permitir que o público escute a OSP numa formação mais reduzida e íntima e a segunda é consagrar, desta forma, estes importantes momentos da orquestra no decurso da temporada", afirma em comunicado o director artístico do TNSC, Patrick Dickie.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+