Tempo
|
A+ / A-

Ricardo Salgado proibido de falar com Sócrates e de deixar o país

18 jan, 2017 - 19:38

Antigo banqueiro foi constituído arguido no âmbito da "Operação Marquês", que envolve o ex-primeiro-ministro.

A+ / A-
Ricardo Salgado suspeito de corrupção no caso Sócrates
Ricardo Salgado suspeito de corrupção no caso Sócrates

O antigo presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, está proibido de se ausentar do país e não pode contactar com pessoas envolvidas no processo "Operação Marquês", entre os quais José Sócrates, nem com algumas pessoas e entidades com ligações ao Grupo Espírito Santo, apurou a Renascença.

As medidas de coacção foram determinadas esta quarta-feira pelo juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), depois de o antigo banqueiro ter sido ouvido pelo Ministério Público.

Em declarações aos jornalistas, Ricardo Salgado mostrou-se surpreendido e garantiu que vai "continuar a colaborar com a justiça".

"Eu continuo a colaborar com a Justiça. [Estive] sempre disponível para colaborar com a Justiça desde o primeiro dia", afirmou à saída do tribunal.

Questionado se ficou surpreendido com a diligência desta quarta-feira, respondeu: "Não deixei de ser surpreendido, mas é claro que é assim. A justiça tem o direito de investigar tudo e nós cá estamos para corresponder".

Ricardo Salgado foi, esta quarta-feira, constituído arguido no âmbito da "Operação Marquês", que envolve o antigo primeiro-ministro José Sócrates.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o antigo homem forte do BES é suspeito da prática de crimes de corrupção, abuso de confiança, tráfico de influência, branqueamento e fraude fiscal qualificada.

Segundo a PGR, a “Operação Marquês” conta com "20 arguidos, 15 pessoas singulares e 5 colectivas", entre as quais o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o ex-ministro socialista Armando Vara e o empresário Carlos Santos Silva, entre outros.

Dois anos após o início da investigação, que a 20 de Novembro de 2014 fez as primeiras detenções, a investigação do Ministério Público deverá estar concluída em Março.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuela Ferreira
    19 jan, 2017 Lisboa 13:56
    Jornal economico - Soares deixou milhôes aos filhos - será que o salgado contribuiu para esta fortuna. Quem pouco trabalhou,esteve fora e nâo trabalhou, veio e viveu da politica como arranjou tanto dinheiro?SEM COMENTARIOS.
  • Rosa Rodrigues
    19 jan, 2017 Oeiras 09:41
    Este homem foi vítima do PS.Desde o seu regresso por Soares, o PS nunca o mais largou.Era pedidos de financiamento para amigos,eram colaboradores do banco para ministros e depois voltavam ao banco com segredos, e por fim veio socrates e fez o que está em jogo.E Ricardo pensava que o sistema ia continuar, ou seja ,o PS era governo e Ricardo o seu banqueiro.E esta parceria pensava eterno Salgado.Veio outro governo onde as praticas do centrâo acabaram e o resultado é o que se está a ver.E Salgado aparece como o maior mau da fita, quando gente do PS lavaram as mâos e estâo calados como ratinhos assustados e. deixam Salgado a assar.PS foi e. será a engrenagem mais perversa da democracia.
  • Frederico
    19 jan, 2017 Lx 06:41
    Pena que muitos nao perbam que o escurtinio jornalista é um dos pilares da democracia.....
  • joao
    19 jan, 2017 porto 03:38
    suspeito que a minha vizinha esteja envolvida nos casos josé Sócrates ela ás vezes levava lhe umas couves la do quintal a casa será que não estará também envolvida duvido
  • Makiavel
    19 jan, 2017 Cascais 03:03
    Título clickbaite. Salgado ficou proibido de contactar todos os outros arguidos, não Sócrates especificamente.
  • Antonio
    19 jan, 2017 Mirandela 01:18
    A nossa justiça quando é para julgar os ricos nem consegue disfarçar "É MESMO RIDICULA" então passada esta montanha de tempo, vem agora dizer que este cavalheiro não pode falar com Sócrates. Eles já estão cansados de dar "À TRAMELA" e esta Justiça Ridícula vem com esta PIADA ????? Tenham dó .
  • Porconta
    19 jan, 2017 Porto 00:05
    Quando a Justiça precisa de publicitar tudo o que "faz" não pode ter credibilidade, independentemente se os ditos arguidos são culpados ou não, tenho para mim que o MP se prepara para arranjar argumentos e desculpas para adiar por mais um ano a acusação que diz ter provas.
  • Francisco Torres
    18 jan, 2017 Viana do Castelo 23:24
    Vai-se arrastar, arrastar até que se dissipem as atenções sobre o caso, e ou morte do Sr presumivelmente inocente!!!!....Depois dos escândalos financeiros e bancos falidos, burlas de bilhões, presumíveis inocentes com bilhiões nos bolso e contas no exterior a rir de toda este espetáculo circense!!!!....Agora ponham-se do lado dos investidores, e pensem que garantias damos para esta insegurança jurídica!!!
  • António
    18 jan, 2017 Lisboa 23:22
    Ou seja, após o Carlos Santos Silva, o Lalanda, o livro, o Vale dos Lobos, a CGD e tuttti quanti, vamos encalhar no Ricardo Salgado e no GES. Até ver. A última vez que estivemos por aqui (GES) foi por causa de uns submarinos e do financiamento a determinados partidos. Mas isso foi arquivado. Ainda assim, mais uma curiosa coincidência entre o ar dos tempos e as notícias do Marquês.
  • Vasco
    18 jan, 2017 Viseu 22:18
    É muito provável que por esse mundo fora este Senhor tenha alguns milhõesitos em diversos ooffshores ou afins, ou seja deve estar muito bem na vida, e como até à data só não abandonou o País porque não lhe apeteceu, há três hipóteses, ou sabe que não lhe vai acontecer mal nenhum ou não tem culpas no cartório ou apesar de estar impedido quando e caso tenha necessidade põe-se a milhas com a maior das facilidades, deve estar tudo planejado, como dizem os que ficam sudoeste.

Destaques V+