Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Linha Saúde 24. Bastonário dos Médicos acusado de alimentar guerra “de médicos contra enfermeiros”

18 jan, 2017 - 17:24 • André Rodrigues

É a resposta do director-geral da Saúde às críticas de José Manuel Silva. No último dia de mandato, o bastonário da Ordem dos Médicos classificou a Linha Saúde 24 como “um escândalo”.

A+ / A-

O director-geral da Saúde, Francisco George, que tutela a Linha Saúde 24, acusa o bastonário da Ordem dos Médicos de estar a alimentar uma luta corporativa com base em argumentos falsos.

Através da sua conta no Facebook, o bastonário José Manuel Silva comparou os montantes pagos pelo Estado à empresa que gere a linha telefónica de saúde pública com aquilo que um médico recebe à hora no atendimento presencial aos doentes.

“Essas palavras do meu colega não fazem qualquer sentido e traduzem uma luta incompreensível, corporativa, entre médicos, contra enfermeiros. Não é tolerável que o representante dos médicos venha agora falar de assuntos que não conhece, com incorrecções graves e com dados falsos”, acusou Francisco George.

Questionado pela Renascença acerca dos dados em questão, o director-geral da Saúde precisou: “Não só os dados são falsos, [como] já tive ocasião de lhe telefonar a dizer que ele estava totalmente enganado, e que tinha que desmentir as suas palavras, porque é o Estado que suporta essas despesas, num quadro de um concurso que foi aprovado para o Tribunal de Contas."

“Em nenhuma situação há uma chamada com custo superior a 6,53 euros pagos pelo Estado à empresa operadora, que contratou 350 enfermeiros e que utiliza os sistemas de esclarecimento”, disse.

"Um caminho que engana os portugueses”

Nestas declarações à Renascença, Francisco George diz esperar uma atitude diferente por parte do futuro bastonário da Ordem dos Médicos.

“É preciso esperar pela eleição, amanhã [quinta-feira] mesmo, do próximo bastonário e alertá-lo que ele não deve seguir este caminho que é um caminho politiqueiro, um caminho incorrecto, um caminho que engana os portugueses que é absolutamente intolerável nos dias de hoje. Temos que ser rigorosos, temos de procurar a verdade sempre que falamos”, disse.

“Não faz sentido inventar números e pô-los como se eles fossem verdade. Não. O rigor, a verdade, a transparência, a verticalidade são valores e são princípios que não podem ser alterados”, rematou.

A DGS enviou, entretanto, um comunicado às redacções a clarificar os dados em causa, no qual se lê que o contrato de prestação de serviços da Saúde 24 “está disponível para consulta no portal base.gov e tem como valor contratual anual 4.999.222,45 euros”.

No último dia de mandato, o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, classificou a Linha Saúde 24 como um escândalo e um desperdício de recursos por parte do Estado, e acusa o Estado de pagar 16 euros por telefonema à empresa gestora da Saúde 24, enquanto os médicos internos recebem apenas cinco euros à hora pelo atendimento aos doentes.

Evitadas 1,4 milhões idas desnecessárias às urgências

Corroborando as declarações de Francisco George à Renascença, lê-se também no comunicado da DGS que “no primeiro trimestre do contrato, por cada telefonema para a Saúde 24, o Estado paga directamente à empresa seleccionada o montante, em média, de 6,53 euros enquanto o cidadão utilizador paga unicamente cerca de 8 cêntimos por minuto, valor correspondente a uma chamada local.”

“Além disso”, diz, “é um serviço sistematicamente auditado pela Direcção-Geral da Saúde” e que, “provavelmente, será mesmo o contrato desta natureza mais fiscalizado, em termos de rigor, em Portugal”.

Em dez anos, continua a nota, a Linha Saúde 24 recebeu o contacto de mais de 2,3 milhões de cidadãos. Do total de sete milhões de telefonemas, “estima-se que foram evitadas mais de 1,4 milhões de idas desnecessárias às urgências, sendo que mais de 50% das chamadas ocorrem entre as 17h00 e a 1h00, período em que os enfermeiros e os médicos nos centros de saúde, em muitas situações, já não estão disponíveis”, sublinha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    18 jan, 2017 palmela 23:15
    batam com pes !
  • Rosinda
    18 jan, 2017 palmela 22:42
    sejam poupados utilizem pao de vespera!
  • rosinda
    18 jan, 2017 palmela 22:19
    Ha uma falha informatica a saude 24 nao serve para nada ! E quando nao ha falha informatica continua a nao servir para nada porque temos ir ao medico nao se fazem consultas pelo telefone!
  • Rosinda
    18 jan, 2017 palmela 22:06
    pois e senhor francisco george! o dinheirinho que se estragou em estadios de futebol podia ter sido investido na saude!Pensavam que os pobres sofriam todos da bola mas enganaram-se! Gosto que o nome de portugal passe alem fronteiras mas nao sou doente ao ponto de trocar um estadio de futebol por um aparelho de raios rx para cada posto de saude! Mesmo que o senhor bastonario desta vez esteja a mentir eu prefiro acreditar nele!
  • rosinda
    18 jan, 2017 palmela 19:13
    de preferencia aquele que nao esteja metido com a politica nem a politica metida com ele!
  • rosinda
    18 jan, 2017 palmela 18:58
    ainda bem que este francisco george vai ser reformado! Nao tolero o homem de maneira nenhuma.

Destaques V+