Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Marquês

Ricardo Salgado suspeito de corrupção no caso Sócrates

18 jan, 2017 - 13:38 • Liliana Monteiro

O antigo presidente do BES foi interrogado pelo procurador Rosário Teixeira. É suspeito da prática de crimes de corrupção, abuso de confiança, tráfico de influência, branqueamento e fraude fiscal qualificada.

A+ / A-
Ricardo Salgado suspeito de corrupção no caso Sócrates
Ricardo Salgado suspeito de corrupção no caso Sócrates

Ricardo Salgado foi, esta quarta-feira, constituído arguido no âmbito da "Operação Marquês". O ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) foi interrogado pelo Ministério Público durante várias horas.

Segundo a PGR, Salgado é suspeito da prática de crimes de corrupção, abuso de confiança, tráfico de influência, branqueamento e fraude fiscal qualificada.

O antigo homem forte do BES começou a ser ouvido pelas 10h00 e saiu das instalações do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), de carro, pelas 17h20.

O interrogatório foi conduzido pelo procurador Rosário Teixeira.

"Na sequência deste interrogatório, o Ministério Público requereu ao juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal o interrogatório judicial do arguido, tendo em vista a aplicação de medida de coação diversa do termo de identidade e residência", explica a Procuradoria-Geral da República (PGR) em comunicado divulgado pelas 17h40.

No sábado, o empresário luso-angolano Hélder Bataglia apresentou-se voluntariamente no DCIAP para interrogatório no âmbito do processo Operação Marquês. Hélder Bataglia está sujeito à medida de coacção de termo de identidade e residência e não lhe foram decretadas outras medidas de coacção, assim como não pendem sobre ele quaisquer mandados de detenção, nacional ou internacional, apontou o advogado.

"Até à data", foram constituídos na Operação Marquês "20 arguidos, 15 pessoas singulares e 5 colectivas", informa a PGR.

Entre os arguidos está o antigo primeiro-ministro socialista José Sócrates, que esteve preso preventivamente mais de nove meses, e que está indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito.


Veja também:


Entre os arguidos contam-se o ex-ministro socialista Armando Vara e a filha, Carlos Santos Silva, empresário e amigo do ex-primeiro-ministro, Joaquim Barroca, empresário do grupo Lena, João Perna, antigo motorista do ex-líder do PS, Paulo Lalanda de Castro, do grupo Octapharma, Inês do Rosário, mulher de Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e os empresários Diogo Gaspar Ferreira e Rui Mão de Ferro.

Além da Operação Marquês, Ricardo Salgado já foi constituído arguido em três outros casos, incluindo a megaoperacão do Ministério Público para a investigação de alegadas irregularidades na gestão do BES; o caso “Monte Branco”, que remonta a 2011 e se refere a uma investigação a uma empresa suíça, a Akoya, por corrupção e branqueamento de capitais, e ainda a investigação ao "buraco" de 1,2 mil milhões de euros na Espírito Santo Investments (ESI) no Luxemburgo.

[Notícia actualizada às 17h44 com informações prestadas pela PGR]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rosinda
    18 jan, 2017 palmela 21:29
    quem e que foi o burro que publicou o meu comentario as 18.7? nao viram que eu me distrai?
  • rosinda
    18 jan, 2017 palmela 20:43
    que belas chouriças!
  • Joao
    18 jan, 2017 UE 19:15
    Se um desgracado dum particular falir e ficar a dever ao banco e que nao consiga pagar fica 20 anos com o nome sujo mesma que seja uma miseria de 5 ou dez mil euros,estos cabroes roubam aos milhoes e quase que parece que crime e condena-los.Mafia maldita
  • Fausto
    18 jan, 2017 Lisboa 18:47
    Quer dizer...Vão entalar o salgado...para depois o salgado entala-los a todos...um por um...deve ser deve...
  • filipe
    18 jan, 2017 évora 18:26
    Só vai servir este capítulo da justiça para a mesma lavar uns euros por baixo da mesa , não vai dar em nada ... mesmo nada ! Criou-se agora uma espécie de organização capaz de prender tal como a PIDE/DGS atuava , o Ministério Público atua hoje sobre um cidadão como potencial coveiro dos Direitos Humanos , avalia-se as constantes condenações de Portugal no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem e a expulsão de Timor de uns quantos , e capanga de autoritarismo fora da lei , com leis por eles criadas para condenar qualquer um na praça pública , depois passa o tempo e quando são julgados ou são absolvidos ou tem penas suspensas , mas todos esquecem com o tempo que foram antes presos por conta da PIDE/DGS moderna , o Ministério Público .
  • rosinda
    18 jan, 2017 palmela 18:20
    Senhor bastos o aviao de sa carneiro tambem levava um destino como o comboio do concerto! So que ninguem mais soube o destino!
  • rosinda
    18 jan, 2017 palmela 18:16
    Senhor bastos o jose cid disse na sic que um bruxo advinhou a morte de sa carneiro mas ca para mim o tal fulano nao era bruxo fazia parte da quadrilha!
  • rosinda
    18 jan, 2017 rosindaalcaide@gmail.com 18:07
    Desde que caiu o aviao onde seguia sa carneiro adelino amaro da costa patricio gouveia e respetivas familias se desfez no ar eu deixei de ter fe na justica senhor bastos!
  • rosinda
    18 jan, 2017 palmela 17:55
    Senhor bastos dizem que houve lesados do bes que suicidaram por causa de sua excelencia! Portanto sua excelencia nao devia andar a solta so com termo de entidade de residencia onde e que esta a justica?
  • xico
    18 jan, 2017 ranholas 16:33
    tantos indicio de crimes....e ninguém está preso!......Não digam que o crime (para esta gente) não compensa.

Destaques V+