Tempo
|
A+ / A-

Bastonário dos médicos denuncia "negócio milionário" na Linha Saúde 24

18 jan, 2017 - 10:32

José Manuel Silva usou a sua conta de Facebook para comparar o que o Estado paga à empresa que gere a linha telefónica e o que paga ao médico que recebe o doente e conclui: "O negócio da Linha Saúde 24 é um escândalo e um imenso desperdício."

A+ / A-

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), José Manuel Silva, publicou um texto na sua conta da rede social Facebook no qual se lê que "o negócio da Linha Saúde 24 é um escândalo e um imenso desperdício".

"Por cada 'chamada resolvida' na Linha Saúde 24, em que um telefone atende o contactante com base num rígido e singelo algoritmo, o Estado paga 16 euros à empresa que explora este milionário negócio (um valor imenso, mesmo considerando os custos fixos da empresa)", escreve José Manuel Silva.

"Quando marcam doentes em atendimento complementar nos períodos de gripe, as administrações marcam-nos de 10 em 10 minutos, o que significa que cada consulta médica vale 2,5 euros brutos (1,25 euros líquidos). Ou seja, uma avaliação e verdadeira resolução do problema dos doentes, com imensa responsabilidade, vale, para o Estado, 2,5 euros, enquanto um telefonema vale 16 euros!!!", prossegue o bastonário.

José Manuel Silva questiona: "Porque não paga o Ministério da Saúde metade destes 16 euros por cada telefonema feito para os Centros de Saúde, onde o utente é atendido pelo seu enfermeiro e/ou médico de família e o seu problema efectivamente resolvido?"

Se assim fosse, encontrar-se-ia "uma forma de financiar o SNS em vez de alimentar um negócio telefónico privado".

O bastonário da OM acrescenta que "comparando com o valor/hora de um enfermeiro, o custo de cada telefonema (que pouco ou nada resolve...) é uma vergonha."

José Manuel Silva nota que "para o protocolo da Linha Saúde 24 dizer a um doente para ir à urgência, cobra 12 euros por telefonema, ao médico Interno que observa e trata o doente na urgência, assumindo uma enorme responsabilidade no diagnóstico e na prescrição, o Ministério da Saúde paga 5 euros líquidos/hora".

"O negócio da Linha Saúde 24 é um escândalo e um imenso desperdício, enquanto nos Centros de Saúde/Urgências/SNS (quase) tudo falta. Perante esta evidência, alguma coisa os sindicatos têm de fazer", remata José Manuel Silva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Moreira
    18 jan, 2017 Braga 23:16
    Estou inteiramente de acordo coma opinião do bastonário dos Médicos, que entendo só peca por tardia. Já a deveria ter manifestado publicamente há mais tempo nas várias vezes que interveio nas tvs, em debates públicos em que interveio. A denuncia está feita e é dever dele continuar em publico a denunciar e a forçar um inquérito honesto, completo e que não termine como os inquéritos habituais, sem responsáveis, e se os houver que restituam o que roubaram. Não no final continuarem com o produto do lado do saco azul e a gozarem com o ZÉ povo.
  • fanã
    18 jan, 2017 aveiro 16:34
    Diz bem alto o que todos os que tem os olhos abertos suspeitam , mais que evidente é o perigo e inutilidade deste mau serviço . Mas enfim mais de certeza esta para vir !!!!!
  • FR
    18 jan, 2017 Portugal 13:12
    Enquanto artistas ganharem mais que médicos sou a favor da corrupção, não me venham com a mania da procura e oferta, uma sociedade educada valoriza menos a arte e mais o conhecimento, senão olhem para o brasil que investe em samba mas não em saúde. PUBLIQUEM ESTE COMENTÁRIO QUE É BOM RR, eu sei que a maior parte que envio é nonsense, mas este é sério. Asfixiem o futebol, os conservatórios de música, etc etc, isso são hobbies, não profissões, esse pessoal se não toca com violinos, toca com pedras e paus, afinal a arte não tem regras não é??? Não invistam em paneleirices, invistam em coisas decentes e cortem nos cargos de pessoas que só dão a voz e a assinatura, mas que não trabalham.
  • Jorge
    18 jan, 2017 Seixal 12:21
    Denunciem os acionistas desta empresa. Provavelmente encontrarão um tipo qualquer, que já exerceu qualquer tipo de cargo politico, ou então movimenta-se muito bem no meio.
  • isidoro foito
    18 jan, 2017 elvas 12:19
    se de facto é verdade o que este senhor diz estamos aqui sobre um caso de favorcimento de negocio privado em prejuízo do estado e do sns, só se tem que entregar o caso á PGR e ver o que anda a passar nestas negociatas na saúde que é uma vergonha nacional
  • APARAGALHOS
    18 jan, 2017 SÍTIO MANHOSO 11:45
    ATÉ QUE ENFIM QUE ALGUÉM FALA NO CANCRO DA SAÚDE 24 ! VOU DAR UM EXEMPLO : O MEU PAI EM DETERMINADA ALTURA SENTIU-SE MAL E TELEFONOU-SE PARA A S24 , QUE DEPOIS DE NOS OUVIR RECOMENDOU QUE CHAMASSEMOS O 112 E QUE ENTRETANTO ÍA MANDAR UM FAX PARA O HOSPITAL . . . JÁ PASSARAM ANOS E O FAX AINDA NÃO CHEGOU ! ACABEM COM O SORVEDOURO DE DINHEIRO ! MAS ISTO É SÓ UM CASO . . . AVERIGUEM COMO FUNCIONAM OS TRANSPORTES HOSPITALARES !
  • rosinda
    18 jan, 2017 palmela 11:15
    Um dia destes vai preso por dizer verdades!

Destaques V+