Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Morais Sarmento defende abstenção devido à "história do PSD" sobre a TSU

18 jan, 2017 - 06:48 • José Pedro Frazão

O antigo ministro social-democrata dá razão aos argumentos de Passos Coelho no ataque ao Governo, mas sugere a abstenção do partido na votação das resoluções para apreciação parlamentar do diploma, em alternativa a um possível voto contra da bancada parlamentar social-democrata.

A+ / A-
Morais Sarmento defende abstenção devido à "história do PSD" sobre a TSU
Morais Sarmento defende abstenção devido à "história do PSD" sobre a TSU

O antigo ministro do PSD Nuno Morais Sarmento discorda de um eventual voto contra do PSD na apreciação parlamentar do diploma que concretiza a redução da Taxa Social Única para as entidades empregadoras como contrapartida do aumento do salário mínimo.

" Por causa daquela que é a história do PSD relativamente à TSU, podia abster-se numa posição intermédia, para não ficar com responsabilidades", afirma o militante social-democrata no programa "Falar Claro" da Renascença. Sarmento diverge da consequência anunciada da posição do líder do PSD, que tem repetido que não será "muleta" do Governo num diploma que é contestado pelos partidos à esquerda que apoiam o Executivo de António Costa.

Em tudo o resto, Sarmento apoia a posição da liderança do seu partido. " Pedro Passos Coelho diz, em primeiro lugar, que não faz sentido o Governo avançar com propostas que sabe que na coligação que o sustenta não são aceites, contando que a oposição os venha a viabilizar", insiste o antigo ministro social-democrata.

"Esta não é a medida que Passos propôs"

Nuno Morais Sarmento sublinha que o PSD não mudou de posição. "Aquilo que o PSD tinha proposto não tem nada a ver com isto", argumenta o antigo ministro na Renascença. O comentador considera que a alternativa à medida do Governo " que significaria uma boa governação" seria a ligação do aumento do salário mínimo ao aumento da produtividade.

O advogado observa que o Governo "não orçamentou esta despesa", pelo que o orçamento da Segurança Social "cuja fragilidade todos nos queixamos, vai suportar estes valores".

Já José Vera Jardim, parceiro do debate político da Renascença, atribui a posição de Passos Coelho à situação interna do partido.

" Passos Coelho enche o peito e diz que não estamos aqui para servir de muleta ao Governo. Como António Costa disse, qualquer dia o PCP faz uma proposta para Portugal sair da Nato e o PSD certamente não defende o Governo, que votará contra", contrapõe o antigo ministro do PS.

Morais Sarmento responde com afirmação da sua independência dentro do partido. "Como bem se vê pelas minhas posições, não estou aqui vestido da pele de porta-voz da direcção do PSD", anota o comentador que valoriza menos a questão do voto do PSD face à crítica de base à opção do Governo.

"Aquilo que importa é o resultado para os portugueses. Esta é uma má solução, vai no caminho errado, no caminho inverso que tínhamos começado a traçar. Corresponde à lógica socialista do 'gasta-se hoje e logos e vê quem e quando se paga', a lógica socialista de gastar duas vezes o mesmo dinheiro", remata Morais Sarmento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sofia Meira
    18 jan, 2017 Lisboa 14:55
    Cuidado senhores/as ou meninas/os do PS hoje há mais noticias sobre o BES e por isso nâo digam nada porque o vosso PS é de facto o mais organizado na "roubalheira" e por isso a situaçâo do Portugal de hoje.Esperem que vai haver muitas novidades e nâo há mentirosos como costa e arruaceiros como cézar que vos salve.Os Portugueses têm que começar a ver onde está o mal da sua desgraça.
  • Ribeiro
    18 jan, 2017 Santarém 13:41
    A História do PSD? Mentir aos portugueses essa é a História do PSD.
  • Moraes
    18 jan, 2017 Lindo 13:00
    Eu espero que o PSD vote contra. Depois de tanto "berrar" espero que não voltem atrás.
  • manoel silva
    18 jan, 2017 Famalicâo 12:34
    Oh Morais Moçambique espera-te e o teu hotel também.Hibridos já temos muitos.Queremos politicos da verdade.Nâo podemos estar bem com todos,dá geito mas o Povo está cançado.Definam-se.Só a verdade é revolucionária.Duas caras nâo.E o PSD está cheio de gente desta.
  • Pantufas
    18 jan, 2017 Lisboa 09:25
    OS COMENTADORES SAO TODOS UNS TRISTES.
  • Pantufas
    18 jan, 2017 Lisboa 09:19
    MAIS UM CHULO QUE ESTA COM MEDO DE PERDER O TACHO
  • Pantufas
    18 jan, 2017 Lisboa 07:53
    OUTRO PARASITA QUE ANDA A CHULAR O ESTADO.

Destaques V+