Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Italiano Antonio Tajani é o novo presidente do Parlamento Europeu

17 jan, 2017 - 19:55

O candidato conservador, de 63 anos, bateu o também italiano Gianni Pittella, de centro-esquerda.

A+ / A-
Antonio Tajani. Quem é o novo Presidente do Parlamento Europeu?
Antonio Tajani. Quem é o novo Presidente do Parlamento Europeu?

O italiano Antonio Tajani venceu esta terça-feira a votação final e é o novo presidente do Parlamento Europeu. Foram precisas quatro rondas para eleger o sucessor de Martin Schulz.

O candidato conservador, do Partido Popular Europeu (PPE), bateu o também italiano Gianni Pittella, de centro-esquerda, por 351 votos contra 282.

Com esta eleição, o centro-direita passa a deter a liderança de três das principais instituições europeias: Parlamento Europeu, Conselho Europeu e Comissão Europeia.

Nascido há 63 anos em Roma, Antonio Tajani foi comissário europeu da Industria e do Empreendedorismo e vice-presidente da Comissão Europeia liderada pelo antigo primeiro-ministro português Durão Barroso.

O conservador italiano, que era um dos vice-presidentes do Parlamento Europeu, vai suceder ao alemão Martin Shulz, que ocupava ao cargo desde 2012.

Foi porta-voz do antigo primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi.

Antes de seguir uma carreira na política, Antonio Tajani foi controlador aéreo militar e mais tarde jornalista.

Na comunicação social, foi editor de política no jornal "Il Settimanale", editor no "Il Giornale" e apresentador da Rai Radio 1. Também foi enviado especial ao Libano, Somália e União Soviética.

O novo presidente do Parlamento Europeu fala Italiano, Inglês e Espanhol.

Do "alto perfil" ao envolvimento no "escândalo das emissões"

O eurodeputado social-democrata Paulo Rangel saudou a eleição de Antonio Tajani, destacando o seu "high-profile" (alto perfil) e currículo nas instituições continentais.

"A seguir a um alemão, um presidente do sul da Europa, que conhece as dificuldades dos países que atravessam e atravessaram situações difíceis", congratulou-se, por seu turno, o democrata-cristão Nuno Melo, prevendo que Tajani mantenha "respeito pelas diferenças e pelas minorias".

Já o eurodeputado socialista Carlos Zorrinho criticou a "coligação de mercearia de interesses" que levou à eleição do candidato do Partido Popular Europeu.

"A Europa precisa de clarificação e o candidato que apoiávamos (o socialista italiano Gianni Pitella) apresentava uma plataforma progressista, mas, infelizmente, foi derrotado por uma coligação de mercearia de interesses, que somou pessoas que até há pouco tempo defendiam os Estados Unidos da Europa a outras que proporcionaram que a Inglaterra saísse da União Europeia", afirmou Carlos Zorrinho, em Estrasburgo.

A deputada bloquista Marisa Matias não tem "grandes expectativas". Lembrou que Tajani esteve envolvido "no escândalo das emissões poluentes da Volkswagen", além de ter sido "um dos braços direitos de Berlusconi".

[notícia actualizada às 00h26]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • maria
    18 jan, 2017 Lx 06:54
    Uma europa ainda mais á direita, contra a união, tendenciosamente, como tendenciosa é esta notícia que exclui o parecer de uma parte dos eleitos portugueses. FAVORES.

Destaques V+