Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu o último astronauta a passear na Lua

16 jan, 2017 - 21:03

Gene Cernan tinha 82 anos. Fez parte da missão Apollo 17 e é um dos dez seres humanos que pisou o solo do satélite natural da Terra.

A+ / A-
Gene Cernan. Morreu o último astronauta a passear na Lua
Gene Cernan. Morreu o último astronauta a passear na Lua

O norte-americano Eugene Cernan, o último astronauta a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira, aos 82 anos, anunciou a agência espacial NASA.

Eugene Cernan deu o último suspiro rodeado pela família, indica a NASA, sem avançar mais pormenores.

O passeio na Lua, que começou a 11 de Dezembro de 1972, tornou-o uno com o universo, dizia o antigo astronauta.

Fez parte da missão Apollo 17. Juntamente com o colega Harrison Schmitt entrou para o clube exclusivo dos seres humanos que pisaram o solo do satélite natural da Terra.

Apenas dez pessoas, todas astronautas dos Estados Unidos, tiveram a oportunidade de caminhar na Lua e Cernan foi a última, há 45 anos.

Durante três dias, Eugene Cernan percorreu cerca de 30 quilómetros num veículo lunar e recolheu 100 quilos de pedras durante a exploração de vários montes e crateras.

“Eu sei que mudei nos últimos três dias e já não pertenço apenas à Terra. Para todo o sempre, pertencerei ao Universo”, escreveu o antigo piloto de testes da Marinho no livro de memórias "The Last Man on the Moon".

Eugene Cernan cresceu em Chicago e reformou-se da NASA e da Marinha em 1976.

Ajudou depois a fundar a companhia aérea Air One, trabalhou como consultor aeroespacial e na área da energia e foi administrador de uma empresa de engenharia, bem como comentador de assuntos espaciais da ABC News.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zeca Afonso
    19 jan, 2017 Charneca 12:38
    Agora que já não há sobreviventes talvez se venha a saber a verdade sobre as "idas à lua"! Para mim o maior erro da propaganda foi o de tentar provar através de filmagens que foram à lua! Se tivessem dito logo que as imagens eram apenas uma tentativa de mostrar aquilo que hipoteticamente tinha acontecido... aí talvez eu acreditasse. Agora dizer que aquelas imagens são mesmo reais! Ide enganar outro!
  • ALETO
    17 jan, 2017 Lisboa 19:02
    Ida à Lua, criação única de Stanley Kubrick, filmada em Inglaterra, promovida pela administração Nixon. Donald Rumsfeld, em entrevista recente, revelou os pormenores desta enorme falsificação. Vários filmes do homem na Lua foram enviados para diferentes partes do Mundo. Na Austrália, as imagens tiveram de ser cortadas, pois alguém viu uma garrafa de coca-cola naquilo que era suposto ser a Lua.
  • Alexandre
    17 jan, 2017 Lisboa 14:40
    Alguns cientistas já confirmaram ser impossível sair do planeta e voltar, sem lesões, devido às barreiras radioactivas Van Allen. O maior embuste do século XX, criação única do país inventor do rato Mickey.
  • Fausto
    17 jan, 2017 Lisboa 11:57
    Onde está o homem que foi à lua e nunca mais voltou ?
  • Rui
    17 jan, 2017 Lisboa 08:28
    Nem isso mas merecia maior homenagem digo eu...
  • José Fernandes
    17 jan, 2017 Ubatuba 03:46
    Não entendo muito disto do espaço, então fui procurar informações ao doutor google e descobri que a lua está a 384 403 km da terra, aproveitei e vi que o sol segundo o doutor google está a cerca de 150 milhões de km da terra, tenho observado o sol e a lua e tanto um como a outra tem alturas em que há nuvens que passam pela frente tapando-os( sol e lua) por momentos, e ai acho que está correto, mas também tem momentos em que sol e lua na sua tragetória passam e vê-se que existe nuvens por detrás do sol e da lua e que por momentos também são tapadas, não entendo muito bem isto, uma vez que estão tão distante será que é possivel isto acontecer ? alguém tem a gentileza de isto me explicar. obrigado.
  • Homem com dúvidas
    16 jan, 2017 Saturno 22:22
    Se calhar foi o único

Destaques V+