Tempo
|
A+ / A-

Obra Católica das Migrações pede mais disponibilidade para acolher refugiados

16 jan, 2017 - 10:34 • Paula Costa Dias

"Há 37 famílias preparadas para para serem recebidas em Portugal e a capacidade efectiva de apoio da Plataforma de Apoio aos Refugiados está a esgotar-se”, sublinha a directora da Obra.

A+ / A-

A Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM) quer redespertar o entusiasmo das comunidades para o acolhimento de refugiados.

"Algumas pessoas cansaram-se de esperar pela chegada de uma família”, disse à Renascença a directora da OCPM, Eugénia Quaresma, no final do 17.º encontro de agentes sociopastorais das migrações, que decorreu em Leiria.

"Há 37 famílias preparadas para para serem recebidas em Portugal e a capacidade efectiva de apoio da Plataforma de Apoio aos Refugiados está a esgotar-se”, sublinha a responsável, apelando a um “reacender da chama” no apoio aos refugiados.

No encontro do fim-de-semana, foi assumido o compromisso de sensibilização das comunidades para a necessidade de Portugal continuar a acolher. "Vamos chamar as pessoas, as comunidades, as instituições locais para que nos oiçam, para que saibam o que é necessário para responder a este apelo de cada comunidade, cada paróquia, cada congregação religiosa acolher no mínimo uma família de refugiados”, adianta a directora da OCPM.

A partir de Fevereiro, a Obra Católica vai percorrer as dioceses no sentido de, junto dos agentes pastorais locais, definir encontros de sensibilização para que, nas comunidades locais mais pessoas e instituições se disponibilizem para receber refugiados. “Isso seria o nosso presente para o Papa Francisco, que foi o primeiro a dar o exemplo”, remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    16 jan, 2017 Portugal 12:50
    Cada vez os políticos cavam mais fundo a vala que irá enterrar a Europa.
  • Teresa
    16 jan, 2017 lisboa 11:58
    o apoio deve ser dado nos países de origem e não na Europa. Não podemos continuara a ser o vazadouro do mundo inteiro e pagar por toda essa gente. Devemos devolver toda essa gente à sua origem

Destaques V+