Tempo
|
A+ / A-

Vem aí mais frio. Temperaturas vão descer entre 4 e 9 graus

16 jan, 2017 - 07:58

Uma massa de ar mais fria e seca vai levar à descida das mínimas e das máximas. Todos os distritos de Portugal continental vão estar sob ‘Aviso Amarelo’.

A+ / A-

Veja também:


A partir de quarta-feira, as temperaturas vão descer entre 4 e 9 graus em Portugal continental, devido a uma massa de ar continental mais fria e seca.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para segunda e terça-feira prevê-se céu pouco nublado ou limpo temporariamente com alguma nebulosidade na zona fronteiriça da região norte durante a tarde e as temperaturas não vão sofrer alterações relativamente ao que têm estado nos últimos dias.

“Depois, na quarta-feira e previsivelmente até pelo menos ao dia 20 ou 21 [sexta-feira ou sábado], vamos ter frio mais a sério porque neste momento o que temos a afectar o continente é uma massa de ar polar que vem na circulação do anticiclone que está localizado a noroeste da Península Ibérica e gradualmente até quarta-feira esse anticiclone vai-se estender em direcção ao interior da Europa, principalmente Europa de norte”, disse à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada.

O anticiclone vai ter um posicionamento diferente dando origem a uma corrente de leste com transporte de uma massa de ar continental, portanto mais fria e seca.

“Já não vai ser polar, vai ser uma massa de ar com características termodinâmicas e ar Árctico, ou seja, é mais seca e fria relativamente ao que temos tido até agora. Por isso, prevê-se, com um grau de probabilidade muito elevado, que a partir de quarta-feira ou exactamente na quarta-feira haja uma descida significativa da temperatura quer da mínima quer da máxima”, explicou.

Na sequência desta massa de ar fria e seca, está prevista, segundo Maria João Frada, uma descida da temperatura mínima da ordem dos 4 a 6 graus e uma descida das máximas de 7/8 ou 9 graus.

“As mínimas serão de zero graus junto ao litoral. Nas regiões do interior serão inferiores a zero, variando entre -03 e -07 graus no interior norte e centro. As máximas não vão ultrapassar os 10 graus, com excepção do Algarve onde podem chegar aos 12/14 graus. No interior haverá sítios onde serão mesmo inferiores aos 5 graus”, disse.

“No entanto, estamos a prever geada no litoral e como a humidade é relativa é provável que haja geada negra [geada com características que leva à destruição da planta]”, disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Melanie
    16 jan, 2017 Berlin 10:12
    Se em berlin, por exemplo, houvesse alertas por causa do frio onde as temperaturas estão nos -7 a 0 graus os portugueses ficavam em casa , coitadinhos e os politicos com a conivência dos media enchiam os noticiários a falar do tempo, o frio, a escola que nao abriu ( e agora em direto da porta da escola), depois mais um direto da av.liberdade on se pode ver muitos cascóis, samarras, botas e gorros. E assim o país ía à velocidade do caracol.
  • Fernando Miguel Inác
    16 jan, 2017 Amadora 10:01
    A culpa é do Benfica.
  • Nélio Pinto
    16 jan, 2017 Baixa da Banheira 09:07
    Isso já está a acontecer em vários pontos do país há pelo menos 1 semana . 1 abraço
  • 16 jan, 2017 08:44
    Antes frio do que frio e chuva 😊

Destaques V+