Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dádivas de sangue precisam-se

15 jan, 2017 - 19:06

Apelo foi deixado este domingo pelo presidente do Instituto do Sangue.

A+ / A-

O Instituto do Sangue apela às dádivas. Numa altura em que o país atravessa uma vaga de frio e vários casos graves de gripe, o presidente João Paulo Sousa avisa que as reservas de sangue estão a baixar.

“Para prevenir o futuro com tempo, porque isto não se resolve de um dia para o outro, temos vindo a pedir aos dadores habituais para, se ainda não o fizeram este ano, darem sangue assim que possível”, afirma à Renascença.

João Paulo Sousa explica que o nível de reservas de sangue “neste momento é estável, mas dado o surto de gripe, que irá continuar nos próximos dias, é natural que haja uma diminuição no número de colheitas”.

Isto, porque “sempre que há surto de gripe com alguma dimensão tem havido diminuição do número de colheitas. É algo sazonal”. Ainda assim, a redução é na ordem dos 20%.

“Não põe agora em risco o abastecimento de sangue, mas temos de estar alerta com as medidas necessárias e uma delas é pedir dádivas”, avança o presidente do Instituto do Sangue.

São necessários todos os tipos de sangue, ainda que os mais utilizados, como o “O negativo”, sejam mais afectados, tal como os mais raros.

João Paulo Sousa sublinha que as dádivas de sangue não diminuíram por falta de comparência dos dadores habituais. “Acontece é que não é feita a colheita a muitos dos que comparecem, porque estão doentes, com síndromes gripais ou em situações de fragilidade em termos de saúde. A colheita não é feita por questões de segurança”.


[Actualizada às 7h30 de dia 16/01/2017]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    17 jan, 2017 12:30
    Dador desde dos 18 anos, sinto me envergonhado com esta corrupção toda e enganado a lucrarem com uma coisa que eu dou de boa fé! Até ver que há efectivamente mudanças no sistemas não dou mais nada.
  • Angelo alves
    16 jan, 2017 ericeira 13:18
    Boa tarde Sr. diretor do instituto nacional do sangue , é lamentaval o dador entrar no saite do dador e não encontrar o dia e o local de dar sangue do conselho durante o ano ,nem ligando para a sede conseguem informar algo tem de mudar , que algum tempo a gente entrava no saite e encontrava as datas e locais do ano todo
  • Jpsilva
    16 jan, 2017 Lisboa 11:20
    Concordo com todos os comentários anteriores ... Querem sangue, então q paguem por ele! Querem dado e arregaçado. A saúde hj é um negócio... E com o meu sangue não vão eles lucrar.
  • AM
    16 jan, 2017 Lisboa 09:44
    Em tempos, era dador de sangue. Em tempos, do tempo laranja, ser dador de sangue era ter muitas regalias, e já agora, no tempo laranja, os nossos Bombeiros, eram gente cheia de regalias, ISENTOS, e os dadores de sangue também... Que grande fortuna que os Estado estava a perder, (no tempo laranja), e outros a encher a mula. Canalhada!
  • Bela
    15 jan, 2017 Coimbra 21:20
    Dádivas de sangue precisa-se? Para quê? Para o deitarem fora?
  • AB
    15 jan, 2017 Evora 20:47
    Acho que ainda não perceberam bem a gravidade do que deixaram a Octafarma fazer. Dar sangue para quê? Para deitarem fora e depois importarem? Ainda não recuperei dessa vergonha. Como é que tenho a certeza de que o sangue doado não vai para o esgoto, ou é traficado?

Destaques V+