Tempo
|
A+ / A-

Recomendações especiais para a vaga de frio

13 jan, 2017 - 19:41

Alerta recomenda o reforço das medidas de prevenção. Conheça os conselhos das autoridades e consulte os horários alargados dos centros de saúde do país.

A+ / A-

Veja também:



A ARSLVT alerta toda a população para a conveniência de tomar medidas básicas de prevenção e protecção da saúde.

Em caso de necessidade, os cidadãos devem telefonar para a linha de Saúde 24 (808 24 24 24) ou deslocar-se aos centros de saúde da sua área de residência, alguns dos quais estão a funcionar em horário alargado até às 22h ou 24h (consultar aqui a lista com os horários alargados).

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) recomenda cuidados especiais às instituições da Segurança Social, residências para idosos e unidades de cuidados continuados a propósito da vaga de frio.

A ARSLVT, através do Departamento de Saúde Pública, recomenda o reforço das medidas de prevenção, tendo em conta as previsões de uma vaga de frio com possibilidade de temperaturas negativas e que se deve estender por uma semana, segundo previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), afirma a instituição num comunicado divulgado esta sexta-feira.

Alertando para as consequências para a saúde da exposição ao frio intenso, particularmente durante vários dias consecutivos, a ARSLVT recomenda à população para se manter protegida do frio, especialmente se tiver algum problema de saúde, evitando fazer esforços físicos intensos ao ar livre.

No comunicado recomenda-se nomeadamente que as temperaturas das casas se mantenham entre os 18 e os 21 graus, que se tenha atenção à ventilação no caso do uso de lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás, que se usem várias camadas de roupa e que se façam refeições mais frequentes e quentes.

As previsões do IPMA apontam para temperaturas muito baixas durante toda a próxima semana que nalguns dias podem oscilar entre os dois e os 10 graus na região da Lisboa. Em regiões como Bragança as temperaturas podem descer aos cinco graus negativos, com dois graus negativos já no próximo sábado.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rmcr
    14 jan, 2017 anadia 14:46
    Quem diz essas temperaturas está , decerto, a viver numa casita com temperaturas controladas automaticamente, logo " esses" problemas não se colocam !
  • opcga
    14 jan, 2017 vinhais 13:39
    gostava de saber como se pode ter a temperatura de casa entre 18 e 21 graus com 2 salários mínimos e sem ajudas por exemplo em Bragança ou outra localização do interior do pais , quando não se tem subsídios de interioridade ou de qualquer tipo de descontos para combustíveis de aquecimento

Destaques V+