Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Teleassistência aproxima idosos de Alfândega da Fé

13 jan, 2017 - 15:52 • Olímpia Mairos

O novo serviço “vem aumentar o leque de respostas sociais direccionadas para a melhoria da qualidade de vida da população sénior”.

A+ / A-

A população sénior do concelho de Alfândega da Fé, distrito de Bragança, vai contar com apoio da Teleassistência, um serviço telefónico que permite pedir ajuda e que está ao alcance de um botão.

Os primeiros dez equipamentos foram entregues esta sexta-feira e resultam de uma parceria estabelecida entre o município de Alfândega da Fé a Fundação PT. Contemplam os idosos economicamente carenciados e em situação de emergência ou isolamento e foram atribuídos tendo por base cinco critérios: isolamento, actividades de vida diária, actividades instrumentais da vida diária, condição habitacional e económica.

Segundo a autarquia, este novo serviço “vem aumentar o leque de respostas sociais direccionadas para a melhoria da qualidade de vida da população sénior” e surge na sequência de um estudo que “identificou as condições de vida e riscos associados à população com mais de 65 anos” do concelho, bem como as “respostas mais adequadas às necessidades detectadas”.

A teleassistência é um serviço telefónico de apoio, composto por um telefone com características especiais, instalado em casa do beneficiário, e um dispositivo emissor portátil com um botão de emergência, que pode ser usado ao pescoço ou no braço.

Este serviço permite ao beneficiário, em caso de manifesta necessidade, entrar em contacto com os serviços de apoio escolhidos para o efeito e, deste modo, garantir o acionamento dos meios de socorro mais adequados à sua situação.

Para a implementação do projecto, a Câmara de Alfandega da Fé celebrou um protocolo com a Fundação PT em que se estabelece que a autarquia garante a comparticipação de 50% dos custos relativos às mensalidades do serviço de teleassistência, sendo os restantes 50% assumidos pela Fundação PT, que também disponibiliza os respectivos equipamentos.

No concelho de Alfândega da Fé existem várias respostas sociais direccionadas para a melhoria da qualidade de vida da população sénior. São disso exemplo o Cartão Municipal Sénior, o Banco de Voluntários que prestam apoio no domicílio a idosos que residem sozinhos e o projecto Sorriso Sénior pensado para combater o isolamento, promover a saúde mental, física e a participação cívica dos idosos. Um projecto que valeu à Câmara Municipal o prémio “Município do Ano” 2016, atribuído pela UM-Cidades, plataforma criada pela Universidade do Minho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eusebio Cordeiro
    14 jan, 2017 Alfândega da Fé 17:06
    Muito bem.

Destaques V+