Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova música dos ​Xutos inspirada nos tweets da menina que relatou cerco em Alepo

13 jan, 2017 - 07:18

Bana Al-Abed criou, em Setembro de 2016, uma conta no Twitter, com a ajuda da mãe. Até Dezembro, altura em que foi retirada da cidade, juntamente com 25 mil pessoas, publicou tweets, fotos e vídeos nos quais mostrou o medo e a violência vividas em Alepo.

A+ / A-
"Alepo", a nova música do Xutos & Pontapés, inpirada nos tweets da síria Bana Al-Abed

Os Xutos & Pontapés têm nova música. Chama-se “Alepo” e é inspirada nos tweets da menina de sete anos que durante três meses relatou nesta rede social os horrores da guerra civil vividos na cidade síria.

A música estreia no dia em que o grupo rock assinala 38 anos de carreira e foi ouvida pela primeira vez no programa Carla Rocha – Manhã da Renascença.

Nas palavras de Tim. “A letra foi composta com as frases do Twitter que a Bana foi lá pondo e surge encastrada num tema que andávamos a desenvolver, com um refrão que me invadiu os ouvidos como um grito”.

Bana Al-Abed criou, em Setembro de 2016, uma conta no Twitter, com a ajuda da mãe. Até Dezembro, altura em que foi retirada da cidade, juntamente com 25 mil pessoas, publicou tweets, fotos e vídeos nos quais mostrou o medo e a violência vividas em Alepo.

Bana mostrou fotografias da sua casa destruída, de amigos que morreram e apelou à solidariedade mundial.

“Eu quero ser professora mas esta guerra está a matar o meu sonho. Parem os bombardeamentos, Deixem-me aprender Inglês e Matemática”, “200 pessoas morreram ontem e hoje quem se segue? Tenho muito medo esta noite”, “Os meus irmãos têm medo e eu não quero isso”, “Parem os bombardeamentos para eu poder ir à escola”, são alguns das centenas de tweets publicados.

A conta tem mais de 350 mil seguidores.

Bana Al-Abed conseguiu sair com a família da cidade síria e está actualmente na Turquia, onde chegou a ser recebido pelo presidente turco, Tayyip Erdogan.

Menina síria que relatou cerco a Alepo abraçada pelo Presidente turco
Menina síria que relatou cerco a Alepo abraçada pelo Presidente turco, em Dezembro de 2016
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+