Tempo
|
A+ / A-

revista de imprensa

Sucessão polémica de Schulz em Estrasburgo

11 jan, 2017 - 11:24

Há uma polémica em torno da sucessão do presidente do Parlamento Europeu. O “Diário de Notícias” fala mesmo de uma “Guerra aberta pela sucessão de Schulz” no parlamento de Estrasburgo. Manfred Weber, o líder dos conservadores do Partido Popular Europeu acusa os socialistas e os liberais de violarem o acordo de partilha do mandato de presidente do Parlamento Europeu entre o PPE e o grupo dos socialistas e democratas.

A+ / A-
Revista de Imprensa de temas europeus (12/01/2017)

De resto, o líder do grupo parlamentar conservador em Estrasburgo acusa os adversários de tomarem uma atitude que, do seu ponto de vista, é responsável pela crescente influência dos populistas. O nome indicado pelo PPE para a sucessão de Martin Schulz é Antonio Tajani, antigo comissário europeu italiano. No entanto, também os socialistas apresentaram um nome, nada mais, nada menos, do que o seu próprio líder parlamentar, o italiano Gianni Pittella.

A Imprensa desta manhã fala também da Islândia. O país que em 2015 retirou o seu pedido de adesão à União Europeia admite agora levar o assunto a referendo. De acordo com o portal Europa Press, os três partidos da coligação que sustenta o Governo recém-eleito admite levar a votos no Parlamento de Reiquejavique a possibilidade de fazer um referendo sobre a adesão desta ilha do Atlântico Norte à União Europeia. No entanto, a mais recente sondagem indica que 53% dos islandeses estão contra a adesão ao projecto europeu, 26% a favor. Os outros permanecem indecisos.

Em Itália, Beppe Grilo torna-se europeísta. Quase se pode falar numa epifania” do comediante que prometeu arruinar a classe política tradicional italiana, líder do movimento anti-sistema 5 Estrelas, parece agora mudar de ideias quanto às virtudes do projecto europeu. O jornal “i” explica que Grilo quer agora dar um ar mais moderado ao seu movimento político. Rompeu com os eurocépticos britânicos do UKIP e chegou até a apresentar a sua candidatura ao grupo parlamentar dos liberais europeus. No entanto, o timing desta volta a 180 graus não será inocente. Beppe Grilo quererá formar maioria com os partidos eurocépticos em Itália para depois ensaiar uma eventual saída.

No “Jornal de Negócios”, os dilemas de uma Europa na expectativa: “A Europa espera. É a sua sina. Agora espera por eleições que possam decidir algo sobre o seu futuro”. É a frase inaugural das Linhas Cruzadas com a assinatura de Fernando Sobral nas páginas do “Jornal de Negócios”. Este texto é a síntese de várias citações colhidas na imprensa internacional. Destaco a escolha de Fernando Sobral no espanhol “El Mundo”. O artigo de Arcadi Espada, jornalista e escritor catalão, fala da Europa como “construção paradoxal, feita por estados para acabar com eles”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+