Tempo
|
A+ / A-

Governo avisa: Pensionistas vão receber menos, mas no total não serão prejudicados

12 jan, 2017 - 07:44

Este ano, metade do subsídio de Natal será pago em duodécimos e a outra paga no fim do ano.

A+ / A-

Veja também:


O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, garantiu que os pensionistas não serão prejudicados no valor das respectivas pensões este ano, apesar de o montante que vão receber em Janeiro ser um "pouco mais baixo".

"Com a aprovação do Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) são actualizadas todas a pensões até um valor de 842 euros. Essa actualização irá acontecer já a partir do mês de Janeiro, mas acontece que no mês de Janeiro poderá ter um valor um pouco mais baixo na sua pensão", afirma Vieira da Silva num vídeo lançado esta quinta-feira na rede social Twitter do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Os pensionistas da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações, assim como os funcionários públicos no activo, irão receber em Novembro ou em Dezembro metade do subsídio de Natal, sendo a outra metade paga em duodécimos ao longo do ano, o que se traduz numa redução mensal do montante das pensões, que será sentida já em Janeiro.

Embora haja uma redução já este mês, o ministro da tutela salienta, no vídeo, que "isso não quer dizer" que os pensionistas sejam prejudicados "no valor das suas pensões" uma vez que, "ao contrário dos anos anteriores, passará de novo a existir o subsídio de Natal".

"Mas aquilo que podemos garantir é que com esta actualização e com o aumento extraordinário, que para muitos pensionistas será em Agosto, no final do ano de 2017 o valor da sua pensão será seguramente maior para a esmagadora maioria dos pensionistas, do que aquele que existiu em 2016", assegura o ministro da tutela.

Num encontro com jornalistas no passado dia 4 de Janeiro, para apresentação da política de rendimentos para 2017, Vieira da Silva indicou que as pensões serão processadas em Janeiro já com o aumento em linha com a inflação até 838,44 euros, mas com os duodécimos do subsídio de Natal pagos a 50%, o que fará encolher o rendimento mensal dos pensionistas.

Redução temporária

Na altura, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social disse tratar-se de uma "redução transitória".

O subsídio de Natal deixou de ser pago integralmente em 2013, passando a ser distribuído pelos pensionistas pelos 12 meses do ano, até ao ano passado.

A actualização de todas as pensões até aos 842,64 euros à taxa de inflação de 0,5% abrange, de acordo com a equipa de Vieira da Silva, 86% do universo dos pensionistas.

Os beneficiários da actualização extraordinária prevista para Agosto para os pensionistas com pensões totais inferiores a 631,98 euros (de 10 ou seis euros, dependendo do tipo de pensão) poderão ainda contar com um acerto no final do ano.

De Janeiro a Agosto, o duodécimo é calculado com base na pensão de Janeiro e, no final do ano, será processado o valor dos restantes 50% do subsídio de Natal, incluindo um acerto do diferencial, uma vez que o subsídio de Natal é pago por referência ao mês de Dezembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Z é Brasileiro
    12 jan, 2017 Braga 16:52
    A coisa esta bem pensada . Ganham de duas maneiras . O dinheiro fazia falta ao governo AGORA . Portanto tira-se . Em Dezembro se houver dinheiro para o subsidio de Natal , paga-se . Se não houver não se paga . Com a vantagem que daqui até Dezembro muitos vão desta para melhor e assim poupa-se muita pasta para gastar em festanças, e outros luxos de encher a barriga como foi a festa do outro onde se gastaram milhões sem qualquer utilidade.
  • António Almeida
    12 jan, 2017 V.N. de Gaia 16:32
    Me engana que eu gosto.Isto é para muitos que dão maioria nas sondagens as estes srs. que estão no governo.
  • graciano
    12 jan, 2017 alemanha 13:24
    ai esta a resposta aqueles que apoiam este governo entao o dinheiro que deviamos ter recebido em dezembro de 2016 so vamos receber metade desse dinheiro em dezembro de 2017 e agora sr 1 ministra catarina diga la onde estao os grandes aumentos por si anunciados promessas e mais promessas mentiras e mais mentiras roubos e mais roubos sempre foi e sera o lema das esquerdas por mim que sou um pobre reformado apenas digo obrigado sr costa por me matar aos pouqunhos
  • Ricardo Sousa
    12 jan, 2017 Porto 12:50
    Que nojo de comentários os que referem que muita gente não chega ao fim do ano, e que essa é uma "jogada"...vindos logo de quem apoia Passos Coelho, esse sim que durante o seu governo aceitava que o PPD se referisse aos reformados como PESTE GRISALHA! Pensam que me esqueci dessa? Vão ficar fora do poleiro muitos anos laranjolas!!
  • Eborense
    12 jan, 2017 Évora 12:32
    Sem dúvida nenhuma. Estamos a voltar à normalidade. Com os juros a mais de 4% e com tendência de subida. Com o País a crescer menos que em 2015. Com a dívida pública a aumentar 42 milhões de euros por dia, com o SNS a endividar-se em mais 27 milhões de euros por mês, etc. etc, alguém tem dúvidas que estamos a voltar à normalidade xuxalista? É a normalidade que nos vai conduzir a nova falência tal como a normalidade de 2011, com o governo do Zézito. E viva a geringonça e os geringonços que apoiam a geringonça.
  • Eborense
    12 jan, 2017 Évora 12:26
    De acordo. Os pensionistas vão receber menos, mas não há problema, porque a austeridade já acabou.
  • Pardal
    12 jan, 2017 Seixo 12:19
    É verdade, mas lá vai andando com o nosso dinheiro. DE QUALQUER MODO OS SUBSÍDIOS DEVEM SER PAGOS NA TOTALIDADE NA DEVIDA ALTURA,FOI ASSIM PARA QUE FORAM CRIADOS.
  • osousadeviseu
    12 jan, 2017 Viseu 12:07
    Não sei se o outro tinha razão da girigonça . Isto é mesmo uma girigonça, para fazer estas contas acho que tenho que ir de novo para a escola, Os reformados deviam receber tudo em duodecimos
  • Luís
    12 jan, 2017 Lisboa 11:12
    Estamos a voltar à normalidade depois do anterior governo ter subtraindo os subsídios.
  • Carlos Martins
    12 jan, 2017 10:17
    As pessoas não lêm ou não sabem interpretar e depois aparecem reações descabidas. Este ano os duodécimos do subsídio de Natal serão pagos a 50%, e os restantes 50% serão pagos em novembro ou dezembro, o que fará encolher o rendimento mensal dos pensionistas. Exemplo: Pensionista com 600 euros mensais recebia 600 euros mais 50 euros de duodécimos de subsídio de Natal. Recebia 650 euros. Agora vai receber 600 euros mais 25 euros de parte dos duodécimos do subsídio de natal. Vai receber 625 euros mensais. Em novembro ou dezembro recebe os restantes 300 euros. Acresce a atualização de 0,5%

Destaques V+