Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump. Muro na fronteira com o México é para avançar já

11 jan, 2017 - 18:31

Trump diz que serão os mexicanos a pagar a construção. Na primeira conferência de imprensa do ano, Trump invocou Deus para dizer que será o maior criador de empregos alguma vez visto.

A+ / A-
Trump diz que relatório foi inventado por "pessoas doentes"
Trump diz que relatório foi inventado por "pessoas doentes"

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, não vai esperar mais: quer que o muro na fronteira com o México avance já. E garante que serão os mexicanos a pagar. Tudo na mesma declaração em que afirma gostar do governo do México e adorar os mexicanos.

“Vamos construir o muro. Não quero esperar um ano ou um ano e meio para começar a construção. Vai começar em breve”, prometeu.

Repetindo uma ideia já expressa em campanha eleitoral, Trump garantiu que a construção da infra-estrutura será financiada pelo México. “Eles vão pagar. Ou por um imposto ou por um pagamento de reembolso. Mas eles vão pagar. Isto vai acontecer”, defendeu, recordando os comícios durante a campanha presidencial em que falou do tema. “Quando perguntava quem ia pagar o muro, as pessoas gritavam 'o México'", afirmou.

“Não culpo os mexicanos por se tentarem aproveitar dos Estados Unidos”, acrescentou.

O ex-presidente mexicano Vincent Fox não perdeu tempo para responder a Trump. Fê-lo no Twitter: "Nem hoje nem nunca. O México nunca pagará o muro. Se Trump quer um monumento ao seu ego, ele que o pague."

“O maior criador de empregos que Deus alguma vez criou”

Numa conferência de imprensa dominada pelas reacções a um suposto relatório comprometedor para Trump, divulgado pelo site BuzzFeed News, Trump começou por uma promessa: “Serei o maior criador de empregos que Deus alguma vez criou”, anunciou. “Isto vai gerar um movimento como o mundo nunca viu."

Em relação ao Obamacare, a mudança no sistema de saúde implementada pelo ainda Presidente Barack ObaaTrump considerou-o novamente "um desastre". "Está a implodir" e será substituído, garantiu.

Trump afirmou também que os veteranos de guerra terão melhor acesso aos cuidados médicos do que hoje.

Já no que diz respeito às declarações de impostos, Trump recorreu novamente à justificação tantas vezes repetidas ao longo da campanha presidencial: "Estão a ser auditadas."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 11 jan, 2017 Lisboa 20:22
    Bem, duvido que esse sr. arrogante se vá encontrar no poder por muito tempo. A tomar atitudes assim, não sei, contudo o tempo o dirá, mas é mau pois em vez de procurar combater determinadas coisas, está empenhado em provocações, mas quem o pôs lá que o ature, os outros é que não são obrigados a aturá-lo, agora manda calar jornalistas, etc, etc. Esse tipo por ter umas lecas julga-se dono de tudo e de todos. Bem, como diz o ditado quem semeia ventos colhe tempestades, esperemos que assim não seja. Pois ainda vou ver muitos defensores dele a irem contra ele, quando as coisas começarem a tocar-lhes. Este Sr. tem pura falta de respeito pelos demais, pode não gostar de certas coisas, mas isso não impede que tenha mais cuidado com o que diz. Por vezes é um pouco inflamatório. Isto é uma opinião. Esperemos para ver o futuro.

Destaques V+