Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

80 obras de Amadeo de Souza-Cardoso no Museu do Chiado

11 jan, 2017 - 08:06

"Amadeo de Souza-Cardoso/Porto Lisboa/2016-1916" vai poder ser vista até 26 de Fevereiro.

A+ / A-
Amadeo de Souza-Cardoso. Uma exposição com 100 anos de idade
Amadeo de Souza-Cardoso. Uma exposição com 100 anos de idade

A exposição dedicada a Amadeo de Souza-Cardoso que evoca a apresentação das obras do artista no Porto e em Lisboa há um século, com cerca de 80 peças, é inaugurada esta quarta-feira no Museu do Chiado.

A mostra "Amadeo de Souza-Cardoso/Porto Lisboa/2016-1916", que atraiu mais de 40 mil visitantes ao Museu Nacional de Soares dos Reis, no final do ano passado, no Porto, é inaugurada às 19h00 em Lisboa, no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado.

Os dois espaços evocam desta forma as exposições realizadas por Amadeo há 100 anos e que provocaram grande escândalo e polémica, sobretudo no Porto, devido à incompreensão da época relativamente às estéticas de vanguarda.

Com curadoria de Marta Soares e Raquel Henriques da Silva, a exposição vai mostrar cerca de 80 obras identificadas a partir dos catálogos originais, com 114 peças expostas há 100 anos.

A apresentação destas obras no Porto e em Lisboa evoca o contexto da vida de Amadeo de Souza-Cardoso, que regressou a Portugal no início da Primeira Guerra Mundial como um pintor reconhecido nos meios da vanguarda, tendo participado em exposições colectivas em Paris, Berlim, Nova Iorque, Chicago, Boston e Londres.

De acordo com um texto das comissárias, a realização dessas exposições em Portugal, no final de 1916, inseriu-se "nessa determinação de afirmação da carreira": a primeira decorreu no Porto, no Jardim Passos Manuel, de 1 a 12 de Novembro; a segunda, em Lisboa, na Liga Naval Portuguesa, de 4 a 18 de Dezembro.

Há um lado caricato nas exposições realizadas há 100 anos que as comissárias já recordaram no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, pelos relatos da incompreensão por parte do público, que chegou a cuspir nos quadros de Amadeo, mas, ao mesmo tempo, as obras suscitaram um importante debate sobre a arte contemporânea.

Esta mostra vai ficar patente ao público no Museu do Chiado até 26 de Fevereiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro
    25 jul, 2017 Vila Nova de Gaia 15:47
    Este artigo está interessante, mas o título é bem enganador. '80 obras de Amadeo de Souza-Cardoso no Museu do Chiado'' suscita ao visitante deste website a observação de bastantes obras (80!!) - que não encontra em mais nenhum sítio na internet - do artista em questão, o que na realidade não se sucede.

Destaques V+