Tempo
|
A+ / A-

“Yes we can. Yes we did”. Frases marcantes na despedida de Obama

11 jan, 2017 - 09:00

Num tom de optimismo mas sem esquecer os alertas, o Presidente cessante dos Estados Unidos deixou um grande apelo à unidade e à vigilância pelos valores democráticos, à unidade e à vigilância pelos valores democráticos.

A+ / A-
“Yes we can. Yes we did”. Obama diz adeus com apelos à defesa da democracia
“Yes we can. Yes we did”. Obama diz adeus com apelos à defesa da democracia

Veja também:


Barack Obama despediu-se da Presidência dos Estados Unidos em Chicago, onde tudo começou. Num discurso emocionado perante 20 mil pessoas, o Presidente cessante agradeceu e deixou mensagens para o futuro.

Leia as frases que se destacam:

- “Foi aqui em Chicago que aprendi que a mudança só acontece quando os indivíduos comuns se envolvem, se comprometem e se unem para a exigir. Passados oito anos, continuo a defender o mesmo”.

- “O coração vivo da América é a convicção de que somos todos criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, como o direito à vida, à liberdade e à felicidade”.

- “Todos os dias aprendi algo convosco. Tornaram-me um Presidente melhor e fizeram de mim um melhor homem”.

- "A democracia requer um sentimento básico de solidariedade, a ideia de que além das nossas divergências estamos nisto juntos. Crescemos ou caímos juntos".

- “A democracia está em perigo quando cedemos ao medo. Vamos, por isso, estar vigilantes, mas sem medo”.

- “A democracia só está ameaçada quando a damos por garantida”.

- “Cabe a cada um de nós ser guardião da democracia e abraçar a missão que nos foi dada de tentar fazer melhor por esta nossa grande nação”.

- “Negar o aquecimento global é trair as próximas gerações. Os nossos filhos já não vão ter tempo de debater o assunto, vão ter de lidar com ele”.

- “Todos partilhamos o mesmo cargo, que é o mais importante de todos em democracia: cidadania”.

- “Meus camaradas americanos, foi a honra da minha vida servir-vos. E não vou parar. Na verdade, estarei a vosso lado, como cidadão, para o resto da minha vida. Mas para já, tenho mais um pedido para vos fazer enquanto vosso Presidente: acreditem. Não na minha capacidade para vos trazer mudança, mas na vossa”.

- "Sim, nós podemos! Sim, nós fizemos".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+