Tempo
|
A+ / A-

Jornal do Vaticano destaca Mário Soares

10 jan, 2017 - 11:45 • Ecclesia

O “L'Osservatore Romano” lembra o “líder de transição” para a democracia como “uma das principais figuras políticas do socialismo português e europeu”.

A+ / A-

Veja também:


O jornal “L'Osservatore Romano”, do Vaticano, afirma na edição desta terça-feira que Mário Soares foi “uma das principais figuras políticas do socialismo português e europeu” e “protagonista da vida pública” durante 40 anos.

“Protagonista da vida pública do seu país durante 40 anos, Soares foi um do líder de transição portuguesa para a democracia, depois da considerada ‘revolução dos cravos’, que pôs fim à ditadura salazarista em 1974”, afirma o jornal da Santa Sé, na segunda página.

A edição quotidiana de “L'Osservatore Romano”, publicada em italiano, recorda o percurso político de Mário Soares, primeiro-ministro do I Governo constitucional, a partir de 23 de Julho de 1976, cargo que viria a ocupar também no II e IX governos constitucionais, e os dez anos como presidente da República Portuguesa, durante dois mandatos, entre 1986 e 1996.

“Convicto europeísta, foi sob a sua presidência que Portugal começou as negociações que o levariam a fazer parte da Comunidade Europeia”, recorda a edição diária do jornal do Vaticano.

“L'Osservatore Romano” cita ainda António Guterres, secretário-geral da ONU, para quem o “valor fundamental” do antigo chefe de estado é a liberdade, e o comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa, publicado este domingo, onde se sublinha grande contributo de Mário Soares para “implementar a democracia e os seus valores no nosso país”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+