Tempo
|
A+ / A-

Santos Silva: “Manter visita à Índia é uma bela homenagem” de Costa a Soares

09 jan, 2017 - 18:52

Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que Soares “compreenderia” decisão do primeiro-ministro e recorda “derrota política” que o antigo Presidente lhe infligiu na juventude “esquerdista”.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considerou que o facto de o primeiro-ministro manter a sua visita de Estado à Índia é "uma bela homenagem" a Mário Soares, que este compreenderia.

Augusto Santos Silva, número dois do Governo, que regressou esta segunda-feira a Lisboa vindo da Índia para estar presente nas cerimónias, falava aos jornalistas à entrada para o Mosteiro dos Jerónimos, onde o corpo do antigo Presidente da República está em câmara ardente.

"O facto de o primeiro-ministro manter a sua visita de Estado à Índia é, do meu ponto de vista, uma bela homenagem que presta ao doutor Mário Soares”, disse.

“Tenho a absoluta certeza de que o doutor Soares compreenderia, exactamente porque uma das muitas coisas que o doutor Soares nos ensinou foi que, justamente quando exercemos funções públicas, assumimos responsabilidades, temos deveres, em relação ao Estado, em relação ao país", declarou.

"O que o doutor António Costa está a fazer na sua visita de Estado muito importante à Índia é justamente a defender os interesses de Portugal", acrescentou o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Augusto Santos Silva disse que a notícia da morte de Mário Soares foi recebida pela delegação do Governo português na Índia "com enorme tristeza e enorme emoção".

Questionado se não poderia ter substituído o primeiro-ministro nessa visita de Estado à Índia, Augusto Santos Silva respondeu: "A nossa decisão foi exactamente simétrica, e parece-me essa ser a decisão mais adequada. O que nós decidimos é que seria eu a interromper a visita, visto que eu não protagonizo a visita".

Estava como ministro dos Negócios Estrangeiros, naturalmente, acompanhando o primeiro-ministro na visita de Estado. E, portanto, por um lado isso permite manter a visita de Estado na Índia liderada pelo primeiro-ministro, e ao mesmo tempo permite que o ministro dos Negócios Estrangeiros, como é sua responsabilidade, receba todas as delegações estrangeiras que vão assistir ao funeral e homenagear o doutor Mário Soares”, explicou.

“E como também acontece que eu sou o número dois do Governo, isso significa que, neste momento, sou o primeiro-ministro em funções", completou.

“Ainda bem que Soares ganhou” ao jovem Santos Silva “esquerdista”

Augusto Santos Silva recordou Mário Soares como "uma pessoa moderada, um democrata, socialista, europeu, que acreditava na possibilidade da coexistência pacífica entre pessoas e entre povos", que combateu tanto "os perigos da radicalização à esquerda", nos anos 70 e 80, como "os perigos da radicalização à direita", mais recentemente.

Instado a partilhar uma memória de Mário Soares, o ministro lembrou a "derrota política" que este lhe infligiu, a si e a outros da sua geração, logo após o 25 de Abril, nos tempos do chamado Processo Revolucionário Em Curso (PREC).

Santos Silva disse que, na altura, inserido "no meio esquerdista", desvalorizava a importância da instauração em Portugal de uma "democracia europeia, pluralista e parlamentar", ao contrário de Mário Soares, que a considerava essencial.

"E tinha inteira razão. Portanto, ainda bem que ele ganhou", acrescentou.

Três dias de luto nacional

Mário Soares morreu no sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa. O Governo português decretou três dias de luto nacional, até quarta-feira.

O corpo do antigo Presidente da República está em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos desde as 13h10 desta segunda, depois de ter sido saudado por milhares de pessoas à passagem do cortejo fúnebre pelas principais ruas da capital com escolta a cavalo da GNR.

O funeral realiza-se na terça-feira, pelas 15h30, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, após passagem do cortejo fúnebre pelo Palácio de Belém, Assembleia da República, Fundação Mário Soares e sede do PS, no Largo do Rato.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dr Xico
    10 jan, 2017 Lisboa 16:04
    Santos Silva trata dos vivos deixa os mortos, andas a dormir no caso do Iraque, levas baile desde agosto do embaixador...
  • Carlos Martins
    09 jan, 2017 Lousada 22:17
    "o facto de o primeiro-ministro manter a sua visita de Estado à Índia é "uma bela homenagem" a Mário Soares, que este compreenderia". Este Santos Silva agora também fala em nome dos defuntos. Vale tudo para defender o indefensável. Se estivesse na oposição apareceria raivoso a pedir a demissão do primeiro ministro que não estaria a honrar a memória do "guardião" da democracia.
  • FRANCISCO MORAES
    09 jan, 2017 PELOTAS - RS - BRASIL 19:27
    Também acredito que Mário Soares daria razão ao primeiro-ministro em manter a visita de Estado à Índia. Aliás, já tinha ficado surpreso com a aparência hindu do pai de Mário, João Lopes Soares, ele também uma figura ilustre e histórica de Portugal, em duas fotos publicadas no "especial" "Instantâneos do homem e do político", da Renascença, se não estou enganado - impressionou-me o ar transfigurado de "mahatma", na foto com a família. E, na mesma sequência de fotos, aparece Mário de turbante, imperturbável, andando de elefante, na Índia (suponho eu - a Índia e o elefante, que, como o de Saint-Éxupery, é invisível aos olhos). = FRANCISCO CARLOS COUTO DE MORAES - PELOTAS - RS - BRASIL

Destaques V+