Tempo
|
A+ / A-

D. Manuel Martins. A luta pela liberdade "imortaliza” Mário Soares

09 jan, 2017 - 14:59 • Ângela Roque

O bispo emérito de Setúbal recorda, em declarações à Renascença, o episódio em que Soares negou que houvesse situações de fome na diocese, após uma denúncia de D. Manuel Martins.

A+ / A-

O bispo emérito de Setúbal, D. Manuel Martins, considera que o combate de Mário Soares pela "restituição da liberdade ao povo português é uma parte que o imortaliza".

“A liberdade é o dom mais precioso que nos é concedido, Deus criou-nos livres e a liberdade confunde-se com a nossa própria identidade”, argumenta o bispo emérito de Setúbal, em declarações à Renascença.

"Ele restituiu-nos a liberdade, a nós, aos cidadãos. Portanto são muito justas todas estas honras que estão a prestar ao presidente Mário Soares, às quais me associo de alma e coração”, disse ainda D. Manuel, lembrando, também, que o ex-Presidente “lutou pela liberdade do povo português", numa época em que "sabemos as condições em que vivia o povo português".

D. Manuel Martins não esquece os erros que Soares também cometeu: "Acontece isso com toda a gente, qualquer que seja o lugar que ocupa: há pontos menos fortes, algumas fragilidades, mas a parte substantiva da restituição da liberdade ao povo português é uma parte que o imortaliza.”

O bispo emérito de Setúbal recorda, entre os vários momentos em que não concordou com Mário Soares, aquele em que o então primeiro-ministro negou publicamente que houvesse fome em Portugal e, especificamente, em Setúbal, depois de o bispo ter denunciado essa realidade indesmentível.

D. Manuel lembra que, anos depois, já como Presidente da República, Soares foi capaz de reconhecer publicamente a importância da luta que D. Manuel, como bispo, tinha desencadeado na diocese: “Ele era Presidente da República, a crise maior já tinha passado, eu era bispo. Houve a inauguração de um lar do Sindicato dos Bancários do Sul e ele passou parte do seu discurso a elogiar o bispo de Setúbal, [afirmando] que não queria perder a ocasião de homenagear o bispo pela acção que tinha realizado e ia realizando na diocese, acrescentando que todas as chamadas de atenção que eu ia fazendo no exercício da minha missão foram todas muito certeiras."

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Indignado
    09 jan, 2017 Tomar 19:34
    Eh, eh, eh... só cá faltava a opinião do bispo vermelho de Setúbal, que em 1998, foi o convidado de honra na comemoração do 25 de Abril pelos estalinista almadenses. O irónico, é que aquando da grande miséria nacional durante o último governo do vermelho em causa (1984-85), e havendo muita fome na zona de Setúbal, que foi aliviada com a ajuda deste sacerdote, honra lhe seja feita, ele fartou-se de dizer cobras e lagartos do MSoares..., agora, parece já ter esquecido o sofrimento dos portugueses naquele tempo..., e que continua!

Destaques V+