Tempo
|
A+ / A-

Mário Soares. Conferência Episcopal recorda figura que ajudou a "implementar a democracia"

09 jan, 2017 - 12:32

CEP sublinha a “dedicação” de Soares como presidente da Comissão da Liberdade Religiosa.

A+ / A-
Mário Soares. Uma vida em campanha pela democracia
Mário Soares. Uma vida em campanha pela democracia

Veja também:


A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) emitiu esta segunda-feira uma nota de “homenagem” ao antigo presidente da República Mário Soares, falecido este sábado, pelo seu papel na vida democrática do país.

“Queremos exprimir uma homenagem agradecida a quem, ao longo de uma vida de 92 anos, muito ajudou a implementar a democracia e os seus valores no nosso país”, refere o documento.

O texto cita as declarações do presidente da CEP, D. Manuel Clemente, à Ecclesia, nas quais o cardeal-patriarca sublinhava o “contributo notável e irrecusável no estabelecimento da democracia em Portugal” de Mário Soares.

A nota da CEP sublinha ainda a “dedicação” do antigo chefe de Estado como presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, “instituída para a defesa da liberdade de consciência, de religião e de culto de todos os cidadãos”.

“Nessas funções, defendeu os princípios de liberdade, igualdade, cooperação, respeito e tolerância entre todas as religiões legalmente reconhecidas no nosso país, consciente de que, no seu dizer, ‘as religiões são instrumentos de paz, de civilização e de diálogo entre os povos’”, acrescenta o comunicado.

Mário Soares morreu este sábado no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde desde o último dia 13 de Dezembro.

Soares tomou posse como primeiro-ministro do I Governo Constitucional a 23 de Julho de 1976, cargo que viria a ocupar também no II e IX governos constitucionais. Foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1986 e 1996.

Em 2007, Mário Soares foi indicado para presidir à Comissão da Liberdade Religiosa, criada pela Lei 16/2001, cargo no qual seria reconduzido em 2011.

Como Presidente da República, Soares recebeu João Paulo II na viagem que o Papa polaco fez a Portugal, em 1991; antes, em 1990, realizou uma visita oficial ao Vaticano.

O Governo decretou três dias de luto nacional, a partir de segunda-feira, pela morte do antigo chefe de Estado.

O corpo de Mário Soares vai estar em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos, a partir das 13h00 de segunda-feira, e o funeral realiza-se a partir das 15h30 de terça-feira no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Homenagem de anónimos junto à casa de Mário Soares
Homenagem de anónimos junto à casa de Mário Soares
Graça Franco: Defendeu a Rádio Renascença e os católicos. Obrigada, Mário Soares
Graça Franco: Defendeu a Rádio Renascença e os católicos. Obrigada, Mário Soares
Mário Soares? "A Nazaré nunca mais o esquecerá"
Mário Soares? "A Nazaré nunca mais o esquecerá"
Soares "compreendia a importância da religião na sociedade"
Soares "compreendia a importância da religião na sociedade"
Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Moisés
    09 jan, 2017 Egipto 22:53
    Outrora, os príncipes dos sacerdotes uniram - se aos demónios daquele tempo para condenar Jesus Cristo à morte infame. Os bispos deste tempo têm a mentalidade dos antigos Príncipes dos sacerdotes. Só mudaram o nome. Adoram dois senhores. Desgraçados! não sabem a cólera que está para caír sobre eles! Soares eram um grande Príncipe dos demónios. Instruiu muitos demónios. Dias virão em que os diabos , que ele instruiu , se são revoltar uns contra outros. Cristo vai voltar a descer à terra para rasgar o véu branco que encobre o podridão dos Bispos e padres. Vão ser objeto de escârneo. Desgraçados ! Desgraçados! Não adivinham a cólera que está para caír sobre eles ! A vossa hipocrisia vai ser descoberta.
  • tuga
    09 jan, 2017 lisboa 14:04
    Até estes?? de facto isto é um sistema, um polvo em que é tudo farinha do mesmo saco!!! isto já enoja!!!!

Destaques V+