Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa baptiza 28 bebés e deixa recado aos pais: “A vossa tarefa é fazer crescer a fé”

08 jan, 2017 - 11:17

Durante a missa, Francisco deixou a mães à vontade para amamentar, dado que a cerimónia é “algo longa”. Este domingo, Francisco voltou a falar também dos sem-abrigo.

A+ / A-
Papa baptiza 28 bebés, com "concerto" de choro
Papa baptiza 28 bebés, com "concerto" de choro

O Papa Francisco convida pais e padrinhos a dar testemunho da fé. A mensagem foi transmitida durante a celebração da Festa do Baptismo do Senhor, durante a qual o Papa baptizou 28 crianças.

Francisco improvisou a homilia e brincou com o choro dos bebés que se ouvia na Capela Sistina.

“Começou o concerto. É que as crianças estão num sítio que não conhecem.

Jesus também fez o mesmo. Eu gosto de pensar que, no estábulo, a sua primeira pregação foi chorar”, disse.

Depois, dirigindo-se aos pais e padrinhos, afirmou: “E agora não se esqueçam: pediram a fé. A vossa tarefa é mantê-la, fazê-la crescer e que seja testemunho para todos nós”.

Francisco baptizou 28 crianças: 15 meninos e 13 meninas.

A Missa da festa do Baptismo do Senhor encerra o tempo litúrgico do Natal. À semelhança do que aconteceu nas outras três missas a que presidiu na Capela Sistina, Francisco deixou uma palavra especial para as mães, deixando-as à vontade para amamentar os filhos, “sem medo, com toda a normalidade”, caso fosse necessário. É que a cerimónia é “algo longa”.

Francisco pede ajuda para quem vive na rua

O apelo foi feito depois da oração do Angelus, no Vaticano. O Papa lamentou as vítimas mortais provocadas pela onda de frio em Itália e apelou à solidariedade com os sem-abrigo.

“Nestes dias de tanto frio, penso e convido-vos a pensar em todas as pessoas que vivem na rua, atingidos pelo frio e tantas vezes pela indiferença. Infelizmente, alguns não resistiram. Rezemos por eles e peçamos ao Senhor que nos aqueça o coração para os podermos ajudar”, apelou.

A vaga de frio polar que está a assolar vários países da Europa provocou queda de neve no Centro e Sul da Itália, onde é menos habitual: pelo menos seis pessoas morreram e quatro delas eram sem-abrigo.

No sábado, a Santa Sé anunciou que os dormitórios geridos pelo Vaticano em Roma iriam estar abertos 24 horas por dia, para oferecer um espaço aquecido e alimentação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • chico
    08 jan, 2017 23:28
    Papa baptiza 28 bebés e deixa recado aos pais: “A vossa tarefa é fazer crescer a fé, que tanto faz crescer as contas do Banco do Vaticano”

Destaques V+