Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pormenores das cerimónias fúnebres de Mário Soares

07 jan, 2017 - 22:26

Antigo Presidente da República morreu este sábado aos 92 anos.

A+ / A-

O corpo de Mário Soares vai ser velado no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, a partir de segunda-feira às 13h00 e o funeral será na terça-feira, no cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

O corpo do antigo Presidente da República Mário Soares vai estar em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos a partir das 13h00 de segunda-feira e o funeral realiza-se a partir das 15h30 de terça-feira para o Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Segundo a ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, o cortejo fúnebre passará, no dia 9, pela residência de Mário Soares, no Campo Grande, em Lisboa, pelas 11h00.

O corpo estará em câmara ardente na Sala dos Azulejos do Mosteiro dos Jerónimos até à meia-noite de segunda-feira e na terça-feira até ao final da manhã, entre as 8h00 e as 11h00.

Antes da saída para o Cemitério dos Prazeres, haverá uma sessão de homenagem a Mário Soares no claustro do Mosteiro dos Jerónimos, às 13h00.

Comunicado do Governo

O Governo decretou três dias de luto nacional, 9, 10 e 11 de Janeiro, pelo falecimento do antigo Presidente da República Mário Soares e determinou cerimónias fúnebres de Estado.

O Governo informa que as cerimónias fúnebres de Estado terão lugar nos próximos dias 9 e 10 de Janeiro.

Na segunda-feira, dia 9 de Janeiro, o cortejo fúnebre passará pela residência de Mário Soares, pelas 11h00, chegando à Câmara Municipal de Lisboa, pelas 11h30, donde o cortejo seguirá em armão com escolta a cavalo da Guarda Nacional Republicana até ao Mosteiro dos Jerónimos, chegando aí pelas 13h00.

A câmara ardente será instalada na Sala dos Azulejos do Claustro do Mosteiro dos Jerónimos, estando aberta a todos os cidadãos.

No final da Sessão Solene Evocativa de Homenagem ao Presidente Mário Soares, na terça-feira, no claustro do Mosteiro dos Jerónimos, o cortejo fúnebre seguirá para o Cemitério dos Prazeres.

Ao longo do cortejo, realizar-se-ão breves paragens em frente ao Palácio Nacional de Belém, à Assembleia da República, à Fundação Mário Soares e à sede do Partido Socialista.

O funeral, precedido de honras fúnebres, terá lugar a partir das 15h30 no Cemitério dos Prazeres.

O Governo apela a todos os cidadãos que participem nas cerimónias fúnebres de Estado, prestando homenagem a Mário Soares, grande figura da história portuguesa contemporânea, fundador do nosso regime democrático e símbolo da Liberdade.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jesus
    09 jan, 2017 Nazaré 21:46
    Então depois de morto é que vão levar o homem para o mosteiro? Aquele que sentia arrepios na espinha sempre que ouvia falar na Igreja, vai agora ocupar solo sagrado? O mosteiro dos Jerónimos, porque lá estiveram os monges da Ordem de São Jerónimo, mandado construir com o aval da Santa Sé para substituir a Igreja de Santa Maria de Belém. Até tem piada, Maria de Belém bem queria ter tido o Sr Doutor Mário Soares junto dela mas afinal de contas, ele que dizia ser ateu foi prestar homenagem não à Sra Doutora Maria de Belém, mas sim à Virgem Maria de Belém mãe de Jesus Cristo! Ele há com cada coisa!... E esta heim?! (sic. Fernando Pessa)
  • Alves Dias
    09 jan, 2017 Oeiras 01:04
    No passado dia 07 de Dezembro faleceu mais um ser humano com o nome 'Mário Soares'! Estudou, tomou conhecimento das vidas com dificuldades que o rodeavam, e pensou lutar contra essas dificuldades em que a sociedade vivia com o apoio do regime fascista. Foi comunista, socialista um defensor de vidas com mais dignidade e respeito essencialmente social. Foi um mandatário da DEMOCRACIA em Portugal, por isso esteve preso, deportado e exilado, para além de ser descendente de uma família com valores. Não percam tempo, com pormenores que são comuns a tantos humanos de referência.
  • Elda Serra
    08 jan, 2017 Lisboa 13:29
    Mario Soares foi e sera sempre o maior simbolo da democracia portuguesa.
  • jose vieira
    08 jan, 2017 Lisboa 11:55
    Realmente, para quem tinha sido um dos pais do Serviço Nacional de Saúde com o comparsa Arnault, ir para hospital privado ...é de homem! O sr que manda os guardas desaparecerem, que não paga multas, que sacou milhões à descarada através da fundação que criu e geriu, que ainda queria "poleiro" à 10 anos atrás e que teve mais uma estrondosa derrota....que sr é este afinal? Panteão? não brinquem....ele não era católico! As incoerências de uma longa vida...
  • Alberto
    08 jan, 2017 FUNCHAL 11:55
    Seria imperativo guardar um local e um tempo para os "Retornados" das ex-Colónias; eles precisam de "agradecer" a "brilhante Descolonização que Soares fez...só para ele próprio "brilhar"!
  • Moisés
    08 jan, 2017 Mesopotanea 09:54
    Morreu um grande Lucifer , um grande chefe de demónios.
  • Indignada
    08 jan, 2017 Fig. Foz 00:51
    O complexo de inferioridade e a vermelha coerência da esquerda, em particular dos socialistas, está aqui bem patente..., não admira a miséria Moral e material em que estamos..., em virtude desta "coerência". O MSoares, que sempre teve um complexo de inferioridade do Estadista, Prof. Oliveira Salazar, foi internado no hospital particular (e era contra os particulares!) onde esteve o Estadista, vai para o Mosteiro dos Jerónimos (hipocrisia de ateu) onde esteve em câmara ardente o Estadista e vai para o cemitério dos nobres, ao invés de ir para o dos republicanos, dos plebeus, que é o do Alto de S. João? Como é possível haver quem dê valor a gente de tão baixo nível, incoerente? Nada de censura, certo?

Destaques V+