Tempo
|
A+ / A-

Lisboa é Capital Ibero-Americana de Cultura até Dezembro

07 jan, 2017 - 11:22

A iniciativa “vai uma dar nova visibilidade a todo o relacionamento de Portugal com a América Latina”, diz a vereadora da Cultura da Câmara de Lisboa.

A+ / A-

Lisboa é, a partir deste sábado, a Capital Ibero-Americana de Cultura. A primeira exposição é inaugurada esta tarde e chama-se “Al Final del Paraíso”, de autoria do artista plástico Demian Flores.

“Neste sábado, haverá uma exposição que inaugura no Padrão dos Descobrimentos, de um artista contemporâneo mexicano que vai fazer um mural alusivo à chegada dos europeus a este novo mundo”, avança à Renascença Catarina Vaz Pinto, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa.

A exposição abre às 17h00. “Depois teremos a apresentação de uma emissão filatélica especial dos CTT relativamente a este ano e, à noite, no São Luiz, ás 21h00, um concerto com três cantoras – Gisela João (portuguesa), Mariela Condo (do Equador) e Yomira John (do Panamá) – que se repetirá no domingo”, acrescenta a mesma responsável.

Catarina Vaz Pinto diz que a programação prevista abrange “o vasto leque das expressões artísticas: desde artes de espectáculo – teatro, dança, música – a programação de cinema, poesia, roteiros toponímicos na cidade sobre as cidades ibero-americanas ou sobre a presença de escravos em Lisboa; várias exposições de artes plásticas e ligadas ao design, também toda uma programação de espaço público nas Festas da Cidade e ainda uma parte dedicada à gastronomia”.

“É um programa muito rico e variado”, conclui.

Na opinião da vereadora, a iniciativa Lisboa Capital Ibero-Americana de Cultura “vai uma dar nova visibilidade a todo o nosso relacionamento com a América Latina”.

“O que vamos fazer, através da programação extensa, é mostrar tudo o que tem a ver com o nosso passado na relação com estes países, focada sobretudo em três temas distintos – a questão das migrações, dos afrodescendentes e dos indígenas – mas também com tudo o que tem a ver com a actualidade.

Lisboa é a Capital Ibero-Americana de Cultura até dia 22 de Dezembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+