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Carros a gasóleo poluem mais do dobro que camiões e autocarros

06 jan, 2017 - 15:58

Cientistas revelam que automóveis a diesel geram entre 480 e 560 miligramas de emissões por quilómetro, enquanto camiões e autocarros só emitem 210.

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Os automóveis a diesel geram mais emissões tóxicas de óxido de nitrogénio do que os camiões e autocarros, revela um estudo do Conselho Internacional para o Transporte Limpo (ICCT).

O ICCT realizou estudos que mostraram discrepâncias entre os valores das emissões registados em testes de laboratório e os que se registavam realmente nas estradas, estudos esses que deram origem ao escândalo de manipulação de dados de emissões por parte do grupo Volkswagen nos Estados Unidos.

Para o novo estudo, os cientistas do ICCT utilizaram dados tanto da Alemanha como da Finlândia que mostram que os automóveis a diesel geram entre 480 e 560 miligramas de emissões por quilómetro, enquanto os camiões e autocarros só emitem 210 miligramas por quilómetro.

O ICCT considera que os resultados do estudo mostram mais uma vez a necessidade de complementar os testes de emissões realizados em laboratório com testes de estrada.

Esses testes começarão a ser introduzidos na UE a partir de Setembro para veículos particulares, sendo já obrigatórios para camiões.

O Governo alemão escusou-se a comentar o estudo, mas recordou que desde 2011 se trabalha a nível europeu, por iniciativa alemã, para introduzir medições em condições de estrada e não de laboratório.

A organização não-governamental alemã Deutschen Umwelthilfe (DUH) declarou esta sexta-feira em comunicado que o estudo confirma outras investigações realizadas na primavera do ano passado.

A DUH recordou que o limite de emissões para autorizar a circulação de automóveis particulares do tipo Euro 6 é de 80 miligramas por quilómetro, pelo que muitos modelos diesel novos não teriam sido autorizados a circular se fossem obrigatórias as medições em estrada.

Comentários
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  • Portuga
    06 jan, 2017 Portulândia 22:06
    Citando: Pedro S "06 jan, 2017 aveiro 17:45 a gasolina polui menos que o gasoleo porque é com combustão, arde, enquando diesel é por compressão , mentes tacanhas" Como é??? Olhe que tanto um como outro são ambos motores de combustão. Essa de motor de compressão é para mim a primeira vez que tal ouço. Todo o combustível tem que entrar em combustão (Não explosão) no interior do cilindro sendo que a diferença entre ambos reside no facto de nos gasolina a combustão se iniciar pela acção de um raio elétrico (faísca) e os diesel (gasóleo) pela acção do aumento da temperatura face à elevação da pressão interna.
  • jose
    06 jan, 2017 prtg 18:11
    Os camiões e autocarros que provavelmente poluem menos, são os que usam o ADblue ,que é um liquido com urea injectado no escape das emissoes do motor, obrigatório a partir da norma euro 4. Faltou referir isso nesta noticia.
  • Luís M
    06 jan, 2017 Vila Real 18:00
    Tanto estudo da treta, se não fosse usado como combustível o que faziam ao gasóleo, bebia-se?
  • ED
    06 jan, 2017 17:45
    E quantos Camiões a gasolina, vocês conhecem???????? Autocarros ainda existe os a gás... Mas camiões?!??
  • Pedro S
    06 jan, 2017 aveiro 17:45
    a gasolina polui menos que o gasoleo porque é com combustão, arde, enquando diesel é por compressão , mentes tacanhas , que "o gasoleo é mais poupado " é "o gasoleo é mais barato" é, existem neste momento, 70% ou mais de automoveis a gasoleo, , porque é mais poupado, e é mais barato , enquanto , um carro a gasolina é pra quem pode manter , por isso é mais cara e os consumos são mais altos, certo ? porque não existe topos de gama a 4 mil cc a gasoleo nem nada , que não fazem menos de 10 litros aos 100, mas isso é a gasoleo logo é poupado e barato! que baixem mas é o preço da gasolina pro mesmo preço do gasoleo, ou que aumentem o gasoleo, já que é mais poluente , e prejudicial, a todos os factos inerentes, natureza, smog, saude publica e etc
  • Alberto Sousa
    06 jan, 2017 Portugal 17:43
    E ainda falam das falsas noticias... Como é que a Renascença dá cobertura a uma barbaridade destas cujo conteúdo é servir um qualquer interesse?
  • Portuga
    06 jan, 2017 Portulândia 17:22
    Quem encomendou o estudo e os resultados? Qual o interesse de quem encomendou? Há quem saiba de Marketing e saiba que os resultados propalados se destinam a criar uma necessidade o atingir um determinado objectivo. Esperemos.
  • sabichao
    06 jan, 2017 lisboa 17:18
    É o que dá ter turbo compressores a injectar grandes quantidades de ar no motor, o que depois gera grandes quantidades de NOX, para se obter potencias até 1cv/cm^3. Os camiões são mais comedidos nas proporções ar/combustivel, não precisam de gerar 1cv/cm^3, daí gerarem menos NOX.
  • António Quintas
    06 jan, 2017 Marinhais 17:09
    Não tenho dúvidas de que notícias destas têm um único objectivo: Preparação de mais um assalto ao bolso de quem tem carros de pequena cilindrada... Cabe na cabeça de alguém que um carro de 1.000cm3 polua menos do que um camião de não sei quantos mil cm3. Só falta quererem convencer-me de que é melhor andar de avião, pois, tendo em conta a sua cilindrada elevadíssima, não devem poluir mesmo nada.
  • Rita Ribeiro
    06 jan, 2017 Chaves 17:02
    Mas, a grande maioria dos camiões e autocarros não são também carros a gasóleo? Quem escreveu esta notícia?

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