Tempo
|
A+ / A-

Arbitragem

José Leirós: “É o colapso da arbitragem portuguesa”

05 jan, 2017 - 12:50

José Leirós, antigo árbitro e actual comentador de arbitragem, lamenta mais uma semana com erros graves e reclama medidas urgentes para o caos em que se transformou a arbitragem nacional.

A+ / A-

José Leirós, antigo árbitro e comentador de arbitragem, faz um balanço negativo das arbitragens nos jogos desta semana de Taça da Liga e do actual estado da arbitragem nacional.

Em declarações à Renascença, José Leirós aponta o dedo às más decisões dos árbitros, mas também ao Conselho de Arbitragem. “As nomeações são controversas. Foram controversas em Moreira de Cónegos e em Setúbal. Árbitros sem experiência e sem categoria. Deviam estar a ganhar experiência noutras divisões. Alguém tem que tomar medidas porque a arbitragem portuguesa atingiu o colapso. Os erros são colossais e já somos anedota a nível mundial. Está a ser terrível para quem gosta de arbitragem”, lamenta.

Leirós defende que o penalti assinalado por Rui Oliveira no Bonfim, que deu o segundo golo do Vitória de Setúbal e eliminação do Sporting da Taça da Liga, é um erro grave: “Tudo indica que foi o árbitro assistente que deu uma indicação errada. Não há qualquer falta. Há uma disputa de bola no ar e umas mãos nas costas de Douglas, que não é um empurrão, nem carga, nem tão pouco toque nos pés. É mais um erro. A arbitragem está um caos. É um momento triste."

Sobre os erros de Luís Godinho no Moreirense-Porto, José Leirós reconhece que os portistas têm razões de queixa na expulsão de Danilo e no penalti não assinalado sobre André André.

“O árbitro devia ter pedido desculpa ao jogador do FC Porto por ter chocado com ele. E não fez isso. Virou-se desesperado para expulsar Danilo, um campeão europeu, que tem tido um comportamento muito educado em campo. A APAF diz que não é assim e que os jogadores precisam de ser sancionados. A liderança da arbitragem portuguesa está uma grande confusão. Nesse jogo, também há o pontapé de penalti por assinalar no puxão do braço a André André. Todo o estádio viu. O árbitro estava mal colocado. É um rapaz novo que tem de correr e esforçar-se. O árbitro assistente viu e não assinalou. Em Setúbal, o assistente assinalou errado. É um caos o que está a acontecer”, declara.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Red1949
    06 jan, 2017 Carcavelos 16:42
    Caro Senhor, não concordo com a sua avaliação dos lances que refere...mas isso não interessa. O que interessa foi a decisão do arbitro no momento de decisão. Lembro-me bem das suas arbitragens...com muitos erros que nos davam muito que pensar na altura...Será que o Senhor é uma pessoa isenta para estar agora aqui a fazer estes comentàrios ou está a trabalhar para alguém? É que o erro dfo que se tem passado não é dos teinadores. O erro é dos Treinadores e Jogadores que não fazem o que têm que fazer...Como dizia o Brahimi, têm que jogar sem contar com os arbitros...É aí que está o busilis da questão...Se o Sporting e o Porto tivem marcado com as oportunidades qur tiverem de o fazer, neste momento ninguem falava...mas foram eles é que falharam...os árbitros, sempre erraram e erram em todos os países do mundo...as reacções têm a ver com o nivel de educação e de formação das respectivas populações...Portugal é esta vergonha alimentada por pessoas como o Senhor...
  • Red1949
    06 jan, 2017 Carcavelos 16:34
    Caro Senhor, não concordo com a sua avaliação dos lances que refere...mas isso não interessa. O que interessa foi a decisão do arbitro no momento de decisão. Lembro-me bem das suas arbitragens...com muitos erros que nos davam muito que pensar na altura...Será que o Senhor é uma pessoa isenta para estar agora aqui a fazer estes comentàrios ou está a trabalhar para alguém? É que o erro dfo que se tem passado não é dos teinadores. O erro é dos Treinadores e Jogadores que não fazem o
  • Pretoriano
    06 jan, 2017 lisboa 13:35
    Não existem duvidas quanto ao facto de o SLB de há muito tempo a esta parte vir a ser beneficiado pela arbitragem!! Seja por causa de vauchers, seja por causa das suas classificações e de quem as atribui!! Mas como é o FCP a dizê-lo, a comunicação social ouve, divulga e pouco mais se acrescenta...! Se fosse o SCP a denunciar o que já teria sido dito... que estão sempre a queixar-se porque não ganham... porque o presidente é arruaceiro, porque a comunicação do SCP só sabe inflamar, etc, etc, etc. Basta olhar ao seguinte, Vejam a classificação de Artur Soares Dias no jogo entre SLB e SCP, em que o SLB perdeu e fez-se um burburinho ensurdecedor sobre o lance do choque entre luisão, patricio e joão pereira, e agora a classificação de Jorge Sousa no SLB vs SCP em que ficaram 2 penaltys por marcar e os erros do arbitro tiveram influencia directa no resultado...8,6 numa classificação de 0 a 10 !!! é por isto que os árbitros, nos jogos em que apitam o slb têm medo que este perca pontos e então preferem beneficiá-lo!!! Porque sabem que em caso de beneficio do slb têm boa nota garantida!!!| Esta é a vergonha que está à vista de toda a gente!!! Se o slb empatar ou perder e caso exista um lance que seja duvidoso, apenas isso, têm nota negativa!!! Foi o que aconteceu a Artur Soares Dias no SLB vs SCp do ano passado!! E isto é recorrente, já algumas pessoas do slb (as mais isentas e intelectualmente honestas) se sentem incomodadas com tanto protecionismo e favorecimento!! Está à vista!!!
  • Sérgio Neves
    06 jan, 2017 Lisboa 13:19
    Errar é humano, dizem os árbitros. Pois... só que errar além de ser humano é verde e azul. Nunca é vermelho! Querem acabar com o "errar"? Ponham o video-árbitro. Não querem, pois não?... pois... assim podem roubar à vontade!
  • 06 jan, 2017 12:02
    Até lhe dava credibilidade se tivesse também falado do que se passou ao min 71 do jogo do vitória-sporting ou dos erros contra o Benfica (golo mal anulado e pênalti por marcar) nesta mesma jornada! Assim é só um triste sem credibilidade e sem memória!
  • 06 jan, 2017 11:36
    Então.Não era este
  • henrique ramos
    06 jan, 2017 S.PEDRO DA COVA 10:51
    Amigos comentadores hoje estamos a assistir a forma como vai sendo abito os dirigentes da arbitragem dirigir o organismo não e com academias que se fazem árbitros e com jogos acabaram com tudo que havia para melhoria dos árbitros ao acabarem com os clubes de terceira e segunda nacional isso e que faz falta para a maturidade dos árbitros, fico por aqui acho que já falei de mais um bem haja para o desporto em geral
  • Petervlg
    06 jan, 2017 Trofa 09:19
    O mal do futebol, está nestes comentadores, que sentados nas suas cadeiras a verem repetições atrás de repetições, chegam a uma opinião.
  • Pereira
    06 jan, 2017 Baião 08:18
    O Sr. José Leiros fez uma análise correcta. O Conselho de Arbitragem, vez de ter uma atitude prepotente, deveria reconhecer os seus erros , nas nomeações e os erros dos árbitros. O árbitro Luis Godinho " atropela "o Danilo e ainda pede que jogadores devem ser castigados. Precisa se árbitros com bom senso e honestos, porque adulterar a verdade desportiva é desonestidade. Dzerem que não viram e verem determinados lances é mentir . Basta estar atento à arbitragem de determinados árbitros e logo se percebe que estão a agir parcialmente.
  • Anonimo
    06 jan, 2017 Porto 04:16
    Acho que é lamentável que o sr. José Leiros tenha tido esse tipo de comentários, pois esquece que enquanto árbitro tomou decisões erradas , piores de que estas

Destaques V+