Tempo
|
A+ / A-

Almaraz. Não há conflito diplomático com Espanha, mas "uma divergência", diz MNE

04 jan, 2017 - 15:02

Augusto Santos Silva não quer enfatizar a possibilidade de Portugal avançar com uma queixa em Bruxelas, mas não põe a hipótese de parte.

A+ / A-

Veja também:

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, desmente que haja um conflito diplomático com Espanha por causa do armazenamento de resíduos nucleares da central de Almaraz, aludindo apenas a "uma divergência".

"Não temos nenhum conflito diplomático com Espanha. Que não haja nenhuma dúvida sobre isso. Temos apenas uma divergência, visto que, no nosso ponto de vista, a avaliação de impacto ambiental feita para a construção de uma novo equipamento na central está imperfeita, porque não avalia os impactos transfronteiriços e, portanto, no nosso ponto de vista, viola uma legislação comunitária". disse o ministro, que participou na sessão de abertura do seminário diplomático, que decorre esta quarta-feira e amanhã em Lisboa.

Augusto Santos Silva não quis enfatizar a possibilidade de Portugal avançar com uma queixa em Bruxelas, mas não pôs de parte essa hipótese: "O princípio típico do direito internacional - e em particular entre países tão próximos e amigos como são Portugal e Espanha - é o principio de que, quando há um diferendo, nós identificamos o diferendo e também identificamos as condições em que o diferendo pode ser resolvido. Do ponto de vista português, há uma directiva comunitária que não foi cumprida e, portanto, se for necessário, nós activaremos o respectivo procedimento em Bruxelas."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Abaixo o nuclear
    05 jan, 2017 Lisboa 12:29
    N U C L E A R E S P A N H O L P Õ E E M P E R I G O P O R T U G A L
  • Augusto
    04 jan, 2017 Lisboa 17:07
    O governo português de cócoras perante o governo espanhol, e o povo português que se lixe .
  • Dr Xico
    04 jan, 2017 lisboa 17:00
    Baixa-te mais Augusto SSilva, podes fazer igual ao que fizeste com o Iraque, é baixar as calças e mostrarmos que somos pequenos, submissos e pacóvios provincianos. Portugal não merecia um ministro tão fraco e malcriado. Então pk não tratas a diplomacia como uma feira de gado?

Destaques V+