Tempo
|
A+ / A-

​Caixa. Domingues diz que Governo não cumpriu acordo

04 jan, 2017 - 11:24 • João Carlos Malta

No Parlamento, o presidente demissionário da CGD confirma que pediu para não entregar declaração de rendimentos e património. Porquê? Ela iria parar aos “tablóides”.

A+ / A-

O presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos (CGD), António Domingues, acusou esta quarta-feira o accionista Estado de ter mudado de opinião sobre as condições que colocou em cima da mesa para que pudesse exercer o cargo. Em causa está a obrigatoriedade de entrega da declaração de rendimentos e património ao Tribunal Constitucional (TC).

Durante a audição na Assembleia da República, Domingues assinalou ainda o debate político que se gerou à sua volta como motivos para a sua saída.

"Fui mandatado para formar equipa em determinadas condições e essas condições não se mantiveram e isso teve consequências", disse António Domingues na Comissão de Orçamento e Finanças.

"Lei é lei", disse o gestor, acrescentando: "O accionista tem direito não só a tomar decisões como a mudar de opiniões".

Em relação aos interlocutores com que negociou as condições para aceitar o convite, Domingues disse que os encontros foram sempre com o ministro das Finanças, Mário Centeno, e o secretário de Estado das Finanças, Mourinho Félix. "Só em Junho, falei com o primeiro-ministro".

"O ministro das Finanças não me deu o acordo por escrito", disse o presidente demissionário. No entanto, Domingues conclui que da troca de comunicação com o governante ficou a ideia de que concordava com a exclusão da figura do estatuto de gestor público (ou seja: não seria necessário entregar a declaração ao TC). "A maior parte do meus acordos são de palavra", salientou.

António Domingues acrescentou ainda que bateu com a porta porque "ia ficar sem equipa". "Demitiram-se nove dos 11 [administradores]. Eu sem equipa teria dificuldade em gerir a Caixa. Mas podiam ser substituídos e vir outros. Eu pessoalmente senti que não tinha condições para o fazer. Eu no meu melhor juízo entendi que não tinha", afirmou perante os deputados.

Porque não ficou até Macedo entrar?

Em relação à última polémica, a do braço-de-ferro com Centeno sobre as razões que o levaram a não ficar até à chegada de Paulo Macedo, Domingues voltou a reiterar que transmitiu ao ministro das Finanças para contar com a disponibilidade dele, mas com a salvaguarda de "uma solução jurídica".

"Se encontrarem a solução jurídica capaz, falem com advogados". E isso, explicou Domingues, nunca chegou a acontecer.

No dia seguinte, 30 de Dezembro, Domingues disse que foi surpreendido com o que foi saindo na imprensa e enviou mensagens telefónicas a Centeno a dizer: “Tenha paciência, mas o que está a ser veiculado na imprensa não me parece adequado, talvez queira corrigir”. Naquela altura, foi noticiado que o ex-administrador do BPI não ficava porque não queria apresentar declaração de rendimentos.

Património e tablóides

Nesta audição parlamentar, no âmbito da comissão de inquérito ao banco público, Domingues afirmou que disse “ao Governo que não se devia aplicar à CGD o estatuto de gestor público”. Ou seja: os administradores seriam isentados de entregar a declaração de rendimentos e património ao Tribunal Constitucional. Antes revelou que a primeira reacção ao convite do executivo “não foi de grande entusiasmo”. "Aliás nem aceitei à primeira", revelou.

António Domingues alegou entender que o modelo de governo da Caixa “devia ser alterado” e que não acredita conseguir “atrair pessoas com a declaração de património”.

Para o gestor, é diferente pedir a declaração de rendimentos e a declaração de património. “Isso em Portugal significa tê-los depois publicados nos tablóides.”

Nas respostas ao social-democrata Duarte Pacheco, acrescentou ainda que acabou por apresentar a “declaração ao Tribunal Constitucional para defender” o seu “bom nome”. “[Mas só o fiz] Depois de todos os meus colegas que convidei me darem autorização”, afirmou. “Eu respeito os meus compromissos.”

O presidente demissionário afirmou ainda que não negociou com as autoridades europeias enquanto ainda era gestor do BPI. O que aconteceu foi uma reunião para perceber quais as condições de recapitalização da Caixa.

Saída de 2.200 trabalhadores

Em relação ao plano de recapitalização, António Domingues diz que o plano é verosímil. "Apresentei o plano em Maio e foi discutido com o Governo e no dia 7 de Julho estava aprovado", afirmou, defendendo que o plano tinha como objectivo responder às exigências de rácio de capital.

Domingues diz que o plano de recapitalização implica a redução de custos, a saída de 2.200 pessoas (75% das quais que estejam a três, quatro ou cinco anos de reforma), mas também o aumento de rentabilidade da operação do banco.

Ligada à redução de trabalhadores está também a redução de agências, que o plano prevê que sejam entre 150 a 200 balcões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose Romeu
    04 jan, 2017 Viana do Castelo 19:49
    Isso ja sabia-mos.So foi pena nao ter dito o que disse à mais tempo.Até talvez nao tivesse recebido mensagens desagradaveis.Mas como quiz estar com deus e o diabo ao mesmo tempo, é sempre assim para quem nao tem coragem para dizer a verdade.Os outros fizeram a burrada e o Domingues é que ficou mal visto.
  • então como é?
    04 jan, 2017 lis 14:43
    E ele desconhecia a lei ou queria ultrapassá-la para ocupar um lugar publico?...
  • Miguel
    04 jan, 2017 Azoia de Cima 13:53
    A verdade creio não ser bem essa . A verdade é quê o senhor António Domingos tinha de sair . As grandes empresas teriam de pagar ou ficar sem nada . como eles teem o parlamento ou melhor tem todos os partidos politicos com assente parlamentar no lado deles , logo agitarão suas bandeiras e o parlamento não tinha outra solução que mandar embora o senhor Antonio Domingos . Nossa politica é baseada no favoretismo Só o pobre não tem direitos nem alguem que grite por ele . Só pobre paga a todo custo . Perdemos tudo , pagamos o falimento de bancos , mas ninguém ajuda o pobre a sair da pobreza pelo contrário se afunda ainda mais . Vamos que eles não deixam cair de maneira nenhuma as cores da bandeira deles porque se tratando de pobre , não tem lugar no seio do partido social democrata , nem do c d s-pp e nem sequer no ps . Basta de ver politiquices ter gente que nós pagamos o salário depois defendem a grupos sem excrupulos pois pensam apenas neles . Pior que o dinheiro não fala Por isso que pobre não tem direito nem à lei , muito menos à dignidade Que o digam os malandres dos nossos ricos que nem ricos sabem ser . Quem manda mais ? O Papa O Presidente da republica ou o Rei Ou é o pobre quem manda ? Quem sabe que responda
  • 04 jan, 2017 aldeia 12:58
    Há uma lei para os ricos e outra para o resto do povo,a justiça funciona logo quando se trata de um qualquer simplório,mas demora tanto quando se trata destes personagens, demora e demora e por fim é o arquivamento. É esta a forma de democracia nesta republica?
  • COSTA PANTOMINEIRO
    04 jan, 2017 Lx 12:51
    Palavra dada mas não honrada....quem dorme com meninos acordo molhado com xixi do kamarada Costa e Centeno... Afinal havia acordo com o Governo este sempre a omitir e a esconder que não havia...Uns demagodos, populistas e vendedores da banha da cobra. Parece que a palavra dada não é honrada Sr. Costa...Tristeza de gente medíocre esta verdadeiros passa culpas....

Destaques V+