Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro da Educação

Arranque do segundo período é “altamente positivo”

03 jan, 2017 - 14:43

Tiago Brandão Rodrigues promete para breve a atribuição de "uns bons milhares de horas" para suprir necessidades das escolas com assistentes operacionais.

A+ / A-

O ministro da Educação garante que estão resolvidos todos os problemas identificados no arranque do segundo período de aulas e fala num momento “altamente positivo”.

Durante uma visita, esta terça-feira, à Escola Básica Manuel Ferreira Patrício, em Évora, Tiago Brandão Rodrigues foi questionado pelos jornalistas sobre alegadas perturbações em algumas escolas do país no arranque do segundo período e sobre a falta de funcionários em estabelecimentos de ensino. Na resposta, o ministro foi peremptório: "Isso não é verdade".

"Temos 811 agrupamentos em todo o país e cinco mil escolas não agrupadas", e "o início do 2.º período" foi "altamente positivo".

O ministro admitiu que existiram "protestos numa escola", mas que esta "não fechou" e referiu que "a escola de Carcavelos, que tinha indicado alguns problemas, pôde comunicar ao ministério que tinha resolvido todas as questões com a empresa Parque Escolar".

Tiago Brandão Rodrigues acrescentou estar resolvido o problema dos assistentes operacionais e prometeu para "breve" a atribuição de "uns bons milhares de horas" para "suprir necessidades eventuais" das escolas com assistentes operacionais.

"Pudemos fazer um reforço no 1.º período e, neste momento, estamos também a trabalhar para monitorizar e para suprir possíveis necessidades", afirmou.

Questionado ainda sobre as negociações com os sindicatos relativamente à proposta do ministério de vinculação extraordinária de docentes, o ministro da Educação disse que "estão a correr bem". “Um número alargado de professores vai poder vincular e ver a sua actividade profissional estabilizar", assegurou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ceifador de Taquáras
    03 jan, 2017 Taquáras 18:31
    Para entender este melro recordo a proposta que o PS propôs à votação do Parlamento Europeu em 2014, a qual pretendia o reconhecimento de um suposto "Direito ao aborto" e em que se recomendava a prestação de serviços de aborto de "alta qualidade" como obrigatória por todos os sistemas nacionais de saúde dos Estados membros, bem como o financiamento público das organizações que prestam tais serviços. A proposta radical da deputada portuguesa pretendia ainda a restrição do direito à objeção de consciência dos profissionais de saúde, o acesso à reprodução artificial por mulheres solteiras e lésbicas e uma educação sexual das crianças compulsória e "livre de tabus", que desse uma imagem "positiva" dos homossexuais, transexuais e promovesse tais práticas. Para além disto, a proposta sugeria que se atribuísse a maior idade sexual a partir dos dez anos e defendia as aulas práticas de sexualidade anal e oral através de preservativos com aromas a frutos, segundo as recomendações da Comissão Para o Controlo da População da ONU.
  • J. Simões
    03 jan, 2017 Lisboa 17:55
    Já que não consegue dar mais nada.... dá horas, que não custam nada. Deixe-se de propaganda barata e "caia na real"!
  • ENCENAÇÃO E MENTIRA
    03 jan, 2017 Lx 15:12
    Sempre na propaganda barata este pantomineiro assessor do Mário Nogueira, o verdadeiro Ministro da Educação...Pensa este jovem turco que os tugas são parvos? Será que não se enxerga das asneiras que anda a fazer este cavalheiro? Escolas com faltas de pessoal, pessoal em greve, escolas em obras e por aí adiante...Onde anda o Nogueira que anda tão calado? Será que já avaliou o seu assessor?

Destaques V+