Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Escolas e jardins-de-infância. Trabalhadores não docentes fazem greve a 3 de Fevereiro

03 jan, 2017 - 14:11

Sindicatos apontam que maioria dos auxiliares “leva para casa” menos que o salário mínimo e que há uma “precariedade total” no sector.

A+ / A-

A federação dos sindicatos dos funcionários públicos convocou esta terça-feira uma greve para o dia 3 de Fevereiro dos trabalhadores não docentes das escolas e jardins-de-infância em protesto contra a precariedade laboral.

"A luta vai continuar com uma acção no próximo dia 3, que é uma greve nacional dos trabalhadores não docentes das escolas do ensino básico e secundário e jardins-de-infância da rede pública", disse Artur Sequeira, dirigente da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS).

Em conferência de imprensa, realizada em frente ao Ministério da Educação, no primeiro dia do segundo período de aulas, Artur Sequeira adiantou que a greve visa reivindicar "o fim da precariedade" e a dignificação dos direitos dos trabalhadores.

A dignificação dos direitos dos trabalhadores passa por "colocar os trabalhadores sem termos nos locais de trabalho", por dar "uma especificidade às suas funções" e pela valorização dos seus salários, sublinhou Artur Sequeira.

A grande maioria destes trabalhadores, nomeadamente os auxiliares, "leva para casa" menos do que o salário mínimo, acusa o dirigente sindical, sublinhando que "não há dignidade" se estas questões não forem resolvidas.

"Há uma situação de precariedade total a vários níveis neste sector", lamentou.

Em causa está também a transferência de competências do Governo para as autarquias, disse, defendendo que, "constitucionalmente é o Ministério da Educação" que tem de ser responsável pela "educação pública" no país.

Em funções há pouco mais de um ano, o Governo, "em termos práticos, não tem feito absolutamente nada", salientou o dirigente, traçando um retrato do que se está a passar no sector.

"O que se passa neste momento é que foram renovados 2.822 contratos a prazo, que vinham do Governo anterior, e foram contratados a prazo à hora", a 3,49 euros, "mais de 1.500 trabalhadores para fazer funções de carácter permanente" nas escolas, disse.

Além de defender a integração destes trabalhadores, a federação dos sindicatos reclamou a abertura de novas vagas para, pelo menos, mais de cerca de 3.000 trabalhadores, para "garantir uma escola pública de qualidade" e "uma profissão de qualidade a estes trabalhadores".

Em 2014 eram 60 mil funcionários, em 2017 são 49 mil, o que "demonstra bem o que é que tem sido a redução dos trabalhadores nas escolas", elucidou Artur Sequeira.

Sobre a greve, o sindicalista disse ter a certeza que vai ser "um grande dia de luta", porque não foi decidida no gabinete do sindicato, mas nas reuniões que os trabalhadores tiveram nos locais de trabalho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 03 jan, 2017 18:33
    Estes "comentadores" de internet são uns iluminados, sabem de tudo, comentam tudo e ainda insultam todos. imagino que não devem fazer nada - reparem a que horas colocam os comentários. Não devem ter mais nada para fazer na vida......são os chamados comentadores profissionais, os iluminados.
  • PROPAGANDA BARATA...
    03 jan, 2017 Lx 15:33
    E assim recomeça em grande estilo o ano escolar...Mas nada se passa pois a FENPROG e o grande sindicalista Nogueira está a descansar do árduo trabalho que tem desde que deixou de ser professor e passou para o sindicalismo...Triste país este nas mão desta gente que apenas prejudica o desenvolvimento.São da política do quanto pior melhor...E os xuxas nas mãos e de calças em baixo com este gente que os manieta...
  • PINÓQUIO DA EDUCAÇÂO
    03 jan, 2017 Lx 15:27
    Assim se vê a força do PCP kamarada Costa....Agora mordem-te as canelas depois do namoro de um ano...Qualquer dia levas um par de chavelhos dos kamaradas, pois o berloque de esquerda é da esquerda caviar e quer continuar a dirigir a governação do país e o pantomineiro Costa fica de calças na mão.. Um país nas mãos desta gente é um país adiado, sem rumo a não ser as reversões das medidas.É um governo de revertidos que nos vai sair caro e nos vai levar a novo resgate....

Destaques V+