Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presépio tradicional português candidato a património imaterial da humanidade

02 jan, 2017 - 15:38 • Ana Lisboa

Iniciativa está inserida numa candidatura internacional, que inclui outros países europeus.

A+ / A-

O presépio tradicional português é candidato, tal como outros presépios tradicionais europeus, a património imaterial da humanidade. Trata-se de uma candidatura conjunta que inclui, além de Portugal, outros países como Alemanha, Suíça, Espanha e Itália.

Outros mais podem vir a aderir à iniciativa. O processo é demorado e, provavelmente, só no início de 2018 será apresentado, definitivamente, aos órgãos da UNESCO.

A ideia desta candidatura partiu da Federação Mundial dos Presépios. Da parte portuguesa, a iniciativa de aderir foi do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.

As razões que levaram Portugal a associar-se a esta candidatura internacional tiveram a ver com o “grande património presepístico que existe no nosso país, pela grande tradição, pela grande história que rodeia esta manifestação artística e espiritual entre nós”, explica o director deste organismo, José António Falcão, responsável pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.

Um presépio com "identidade"

Tal como o conhecemos hoje, o presépio tradicional português “é, sobretudo, o resultado uma síntese entre os períodos do barroco e o período do rococó, ou seja, o presépio terá nascido ainda entre nós, como noutros países, no final da Idade Média. Sofreu, depois, uma grande evolução nos séculos XVI e XVII, mas foi sobretudo a partir deste último que encontrou a sua própria identidade”, conta José António Falcão.

Actualmente, este património tem estado “um pouco ameaçado, porque esta arte tradicional de realizar todos os anos o presépio começa a ter cada vez menos espaço de manobra. Mas, por outro lado, também notamos que há várias pessoas, famílias, instituições que estão interessadas e manter e em valorizar esta manifestação, se quisermos, quase colectiva, porque é algo que diz respeito a toda a sociedade”.

O presépio é feito a partir de vários materiais característicos de cada região do país, como o barro, a madeira ou a cortiça, no caso do Alentejo.

Embora não existam “regras escritas, há uma forma muito estrita de se montar o presépio. E é isso também que é preciso assegurar a transmissão e envolver as novas gerações, o que tem sido uma das nossas principais preocupações”, confessa José António Falcão.

A preservação do presépio tradicional português é "importante" tanto para os católicos como para pessoas de outras fés ou sem ela. "Não se trata aqui de manter o presépio como era no tempo de António Ferreira ou de Machado de Castro, esses grandes mestres presepistas. O que se pretende é que mesmo fazendo presépios nos nossos dias, eles respeitem aquilo que é a tradição nacional”.

Nesse sentido, o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja quer apostar na criação de oficinas de presépios para transmitir esta tradição às novas gerações.

"Conjecturámos que talvez fosse importante na nossa região pensar-se em anos futuros na realização de oficinas de presépios que com as escolas, com os grupos de catequese, com as paróquias e com outras instituições - os museus também podem desempenhar um papel importante – de alguma maneira em diversos pontos no Alentejo se pudesse articular um bocadinho o saber tradicional , o património e também uma visão mais contemporânea”, diz José António Falcão.

Até 6 de Janeiro, o público poderá ver e apreciar um presépio tradicional português que se encontra no Museu Episcopal de Beja, instalado na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+