Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Motim em prisão no Brasil faz 60 mortos

02 jan, 2017 - 14:56

Revolta durou mais de 17 horas até os reclusos entregarem as armas e se renderem. Há mais de 20 anos que o Brasil não assistia a um motim tão sangrento.

A+ / A-
Motim em prisão no Brasil faz 60 mortos
Motim em prisão no Brasil faz 60 mortos

Cerca de 60 pessoas morreram entre domingo e segunda-feira num motim numa prisão no Brasil, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, na cidade amazónica de Manaus.

A revolta durou mais de 17 horas até os reclusos entregarem as armas e se renderem, depois de terem feito reféns 12 guardas prisionais e 74 prisioneiros, alguns depois executados e outros libertados.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, disse à Globo que teme que se encontrem mais vítimas à medida que as autoridades começam a perceber melhor os contornos do incidente.

O motim começou com uma briga entre dois grupos rivais de traficantes de droga, o Primeiro Comando da Capital (PCC) sediado em São Paulo e um grupos criminoso local conhecido como Família do Norte.

No início da tarde de domingo, de acordo com as autoridades brasileiras, os corpos de seis pessoas foram atirados para fora da prisão, sem as cabeças, dando início a um motim que só terminaria esta segunda-feira.

Dezenas de pessoas foram para a porta da cadeia aguardar informações de parentes presos. A entrada de familiares e jornalistas no local foi entretanto proibida.

Observatórios internacionais têm vindo a criticar fortemente o Brasil pelo seu sistema prisional, onde a sobrelotação é normal e frequentemente estalam motins e revoltas.

Este foi dos motins mais sangrentos dos últimos anos no Brasil. Em 1992, uma revolta na prisão de Carandiru no estado de São Paulo deixou mais de 111 mortos quando polícia agiu para retomar a cadeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • SUzanne
    04 jan, 2017 UBERABA 11:22
    o culpado de tudo isso é o governo que deixa inocentes passar fome para sustentar vagabundos...que ficam sem ter o que fazer , comendo do bom e do melhor para ter forças...para fazer esse tipo de coisa...esta certo se prestassem não estariam presos.. prisão hoje é SPA..o cara sai e logo volta acostumou com a mordomia....
  • 02 jan, 2017 aldeia 20:09
    O Brasil no seu melhor!......
  • Walter
    02 jan, 2017 Torres Novas 19:42
    Não se assustem! Coisas piores virão no decorrer deste ano de 2017 da era cristã no Brasil!
  • FR
    02 jan, 2017 Portugal 18:38
    Não sei onde é que está o orgulho em ser português, foi esta bosta que demos ao mundo. Brasil.

Destaques V+