Tempo
|
A+ / A-

olhar europa

​Malta assume presidência rotativa da UE

02 jan, 2017 - 14:55

Com as instituições europeias ainda a meio-gás, destaque para a presidência rotativa, assumida agora por Malta.

A+ / A-
Olhar Europa - a agenda da semana na UE (02/01/2017)

Este ano começa com Malta à frente da presidência rotativa do Conselho da União Europeia. É a primeira vez que este país assume estas funções e as prioridades estão traçadas para o semestre: migração, segurança, fortalecer o mercado único, reforçar a inclusão social e as relações com os países vizinhos da UE.

O ano começa também com uma corrida presidencial dentro das instituições europeias, mais precisamente no Parlamento Europeu com a saída de Martin Schulz que decidiu envolver-se no combate político interno na Alemanha, que vai ter Legislativas depois do Verão.

Este ano há eleições também em países “de peso” como a Holanda e França, onde os partidos anti-União Europeia e anti-imigração podem obter bons resultados. E ainda sob a sombra do Brexit que paira sobre estas eleições. São eleições que criam ansiedade em Bruxelas, a par das próprias negociações para a saída do Reino Unido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+