Tempo
|
A+ / A-

Mais bebés. Natalidade aumenta pelo terceiro ano consecutivo

30 dez, 2016 - 08:52

O concelho de Lisboa lidera o número de partos.

A+ / A-

Nasceram mais bebés em Portugal em 2016, face ao ano anterior. De acordo com dados do Instituto dos Registos e do Notariado, entre 1 de Janeiro e 28 de Dezembro, nasceram 82.381 bebés, mais 1.147 do que no mesmo período do ano passado.

De acordo com os dados disponibilizados, o concelho de Lisboa lidera o número de partos.

Ouvida pelo "Diário de Notícias", a presidente da Associação Portuguesa de Demografia, Maria Filomena Mendes, fala de uma inversão de decréscimo da natalidade em Portugal a partir de 2014. No ano anterior, Portugal tinha batido no fundo com 1,21 crianças por mulher em idade fértil (Índice Sintético de Fecundidade - ISF), a mais baixa da Europa. "Aparentemente, estamos a ter uma consolidação de alguma recuperação da natalidade quando assistíamos a uma tendência de declínio nos últimos anos que se agudizou com a crise."

Em 2015, o ISF estava em 1,30, uma proporção que continua a ser baixa. sobretudo se comparada com França, onde ainda há a renovação de gerações. O acontece quando a mulher tem em média 2,01 filhos, proporção que Portugal se desviou a partir de 1983 (1,96).

O ano que termina não só regista mais nascimentos como tudo aponta para que a subida seja superior à verificada de 2014 para 2015.

Os estudos demonstram que a população portuguesa quer ter filhos, o desejo de ter o segundo filho é que demora a concretizar. É por isso que, apesar da baixa natalidade, há tão poucos casais sem filhos, ao contrário do que acontece em países com mais crianças. Portugal tem sido um país de filhos únicos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Artur Rosa
    30 dez, 2016 Mortágua 10:57
    Obrigado por retificarem a notícia (excluírem a parte do aumento do número de nascimentos por dia em relação a 2015). Já agora, poder-me-iam ter enviado um email de agradecimento pelo alerta do erro matemático crasso que nela estava contido.
  • AM
    30 dez, 2016 Lisboa 10:33
    Sr. Carlos Bastos, achou graça ao meu comentário? Um bom ano para todos, aí na RR, e para o Sr. Paulino. (Publique se entender)
  • AM
    30 dez, 2016 Lisboa 10:14
    O presidente anterior, perguntou uma vez na televisão, o porquê, de não haver mais criancinhas... A resposta é evidente - acreditarmos na cegonha, ainda, agora dizendo a verdade, digo, que ele foi o pai do recibo verde, e com isto está tudo dito. Sim, não julguem agora que os homens andam no google...procurando a solução. Pois!

Destaques V+