Tempo
|
A+ / A-

Marcelo e Guterres são Personalidades do Ano. Vitória no Euro e Brexit os acontecimentos

29 dez, 2016 - 11:24

Os utilizadores do site Renascença elegeram Marcelo Rebelo de Sousa como a personalidade do ano. A conquista do Euro 2016 foi o acontecimento mais importante. Guterres e Brexit encabeçam os mais votados no plano internacional.

A+ / A-

Os utilizadores do site da Renascença elegeram Marcelo Rebelo de Sousa como a Personalidade do Ano e a conquista do Euro 2016 como o acontecimento mais importante. António Guterres e o Brexit foram as escolhas no plano internacional.

A votação que terminou à meia-noite de quarta-feira e que pretendia eleger a personalidade e o acontecimento que mais marcaram o ano de 2016 nos planos nacional e internacional determinou que Marcelo Rebelo de Sousa reunisse 33% dos votos. É o único político na lista, na qual se segue Cristiano Ronaldo (18%), Fernando Santos (15%), Éder (10%) e Rui Vitória (8%).

Menos dúvidas teve o público em relação ao acontecimento mais importante no plano nacional. A conquista do Euro 2016 arrecadou 63% das preferências, seguido pelo tricampeonato do Benfica (9%), a solidez do governo de Costa (7%), a descida do défice para o valor mais baixo da democracia (5%) e, por último, a aprovação da adopção gay, procriação medicamente assistida e barrigas de aluguer (5%).

2016. O ano em que as vacas voaram
2016 no país. O ano em que as vacas voaram

Brexit e Guterres dominam plano internacional

Já no plano internacional, as preferências para a personalidade do ano vão para o português eleito secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, com mais de metade dos votos (57%). O segundo lugar ficou para o Papa Francisco (24%), seguido do próximo presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump (14%). O Nobel da Literatura Bob Dylan e Vladimir Putin fecham o "top" das personalidades mais votadas, ambos com 2%.

Quanto ao acontecimento do ano no plano internacional, a saída do Reino Unido da União Europeia foi a escolha de 35% dos leitores do site da Renascença. “Terrorismo sem fronteiras” e o “Acordo de paz na Colômbia” completam o pódio com 21% e 9% das votos , seguidas pelo Ano da Misericórdia (8%) e o pior ano no Mediterrâneo (8%).

2016 no mundo. A ascensão dos extremos
2016 no mundo. A ascensão dos extremos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Augusto
    30 dez, 2016 Lisboa 23:45
    Estas escolhas são muito sui-generis , desde o primeiro até ao ultimo dia, não houve praticamente alteração em nenhum dos cinco primeiros das várias categorias.... Coincidências.....
  • Gustavo Woltmann
    29 dez, 2016 Lisboa 23:25
    Portugal tem personalidades com muito valor, estes são dois bons exemplos.
  • edgar
    29 dez, 2016 souto vfr 13:48
    Então e eu???? Não faço parte das personalidades do Ano???? farto-me de trabalhar a troco de nada. Nada mesmo!!! Nem sequer tenho um salário... Promovo os "outros", A minha opinião é sem dúvida considerada, mas ninguém se lembra de mim. Vejo-me "grego" pra viver com os rendimentos que tenho. Então e eu???? Então e eu????
  • rosinda
    29 dez, 2016 palmela 12:04
    Antes que o lacerda machado abra o bico digo ja que nao estou de acordo! As contas tem que ser pagas por ricardo salgado nao paga a bem paga a mal !

Destaques V+