Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Assis: "Tenho fortes dúvidas de que o Governo chegue ao fim da legislatura"

29 dez, 2016 - 10:04 • João Carlos Malta

No programa Carla Rocha - Manhã da Renascença, o socialista disse duvidar que o Governo do PS chegue ao fim da legislatura e mesmo que isso seja desejável.

A+ / A-

Veja também:


Francisco Assis, uma das vozes mais proeminentes da oposição interna do PS, disse ter fortes reservas sobre a possibilidade de o Governo liderado por António Costa, com suporte parlamentar da esquerda, chegar ao fim da legislatura em 2019. E duvida que isso seja “desejável”, acrescenta.

“Tenho fortes dúvidas e, sobretudo, que seja desejável que o Governo chegue ao fim da legislatura”, disse durante o espaço de comentário que partilha com João Taborda da Gama no programa Carla Rocha - Manhã da Renascença.

Os dois comentadores analisavam os factos mais marcantes de 2016, ao nível nacional e internacional, e Francisco Assis revelou que não considera a duração da solução governativa “um êxito particularmente relevante”.

“Não me surpreendeu a longevidade, estava à espera que isso acontecesse. Tenho uma perspectiva crítica em relação a esta solução política, mas estava à espera que ela se aguentasse durante algum tempo”, explicou.

Apesar das críticas ao modelo governativo, Assis considera que o primeiro-ministro “revelou qualidades políticas muito grandes, que o levaram a colocar-se uns patamares acima da solução política que ele próprio concebeu e está a liderar".

Mesmo sendo um dos críticos internos de António Costa, Assis considera que em “questões decisivas” relacionadas com a Europa o líder do executivo “impôs o seu ponto de vista”. “Nesse sentido surpreendeu-me a forma como conseguiu contornar as reacções negativas passadas pelos outros partidos [PCP e BE].”

“O António Costa tem sabido manter uma linha de orientação e não tem cedido em nenhum aspecto essencial. E isso merece o meu respeito”, acrescentou.

Ainda assim, o ex-líder parlamentar do PS disse que continua “a pensar que é por aí [posições perante a Europa] que as contradições se vão manifestar”.

2016. O ano em que as vacas voaram
2016. O ano em que as vacas voaram
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Simão Cardoso
    03 jan, 2017 Vila Nova de Gaia 17:12
    Estes esquerdista vivem de quimeras, utópicos que são. Ninguém quer voltar aos governos liderados por Passos Coelho, mas há quem não goste de soluções destas e eu sou um deles. Estou no meu direito, respeitando inteiramente a opinião dos outros. Este Governo é legítimo, como legítimo é discordar da solução encontrada. O que dão com uma mãe, tiram logo de seguidas com as duas. Repuseram 18,00 € na minha aposentação em 2016, mas tiram-me o triplo com aumentos no IRS e no preço dos combustíveis. com taxas e taxinhas. Reduziram o IVA da restauração, mas não vou a restaurantes, não posso fazer isso; verdade que nem gosto, como bem melhor em casa porque mais saboroso e saudável. Entre uns e outros, venha o diabo e escolha. Por mim estou com o Assis, que me parece ser bem mais lúcido e realista. Desde a primeira hora esteve contra, pois pensa pela sua c vai na manada.
  • fanã
    01 jan, 2017 aveiro 17:22
    Este asqueroso individuo , devia ser expulso do partido que lhe da de comer !
  • F Soares
    31 dez, 2016 A da Gorda 15:17
    Nem no PSD se comportam assim com PP Coelho... Será preciso fazer este tipo de declarações ( não acredita e até considera desejável que não chegue ao fim ... ) para angariar uns amigos pra um jantar na Mealhada. ????...... Este *PS, , com militantes destes ,nem precisa de inimigos !Ridículo
  • Mario Eloi
    31 dez, 2016 porto 00:53
    Este Sr.esquecese que nao se deve cuspir no prato que se come e como nao foi escolhido paras o governo de Antonio Costa agora ha muitas criticas a fazer ao Governo mas este sr.esquecese que o povo portugues ja nao come quarquer coisa que lhe poeem na frente e nao tem a memoria Curta.
  • ANTÓNIO ALVES
    30 dez, 2016 PORTO DE MÒS 16:48
    Este ASSIS está a precisar de ir a Felgueiras outra vez, depressa o ensinam e ele deixa de fazer comentário tristes, é um triste e Frustado do PS, não deixa a politica pois não sabe fazer mais nada e além disso come à conta do orçamento, que deixe a política de vez resuma-se à sua insignificância como homem e como político, uma aberração, em Felgueiras eles tratam dele........!!!!!!!!!
  • Jose Castelinho
    30 dez, 2016 Portalegre 03:21
    Este senhor dá ASSIS-tência ao PSD. Será que ele também acredita que o Passos Coelho, (esse cachopo que ainda se julga 1º Ministro dando mensagens de Natal aos portugueses), vai para além do próximo Congresso do PSD ?????
  • Manuel Ferreira
    29 dez, 2016 Porto 23:09
    Conheço muito este "cavalheiro" (quer por ser Socialista) quer porque um dos meus tios (indireto) é também tio direto deste "cavalheiro". É um tipo que nunca fez nada na vida a não ser andar na política e ter sido autarca aos 24 anos (o que foi um espanto, dizem por ser novo). Só que a realidade é outra: O Partido Socialista ganharia sempre a Câmara (de Amarante), sem precisar do "senhor" Assis. O que está a acontecer agora é que não lhe deram nenhum "taxo" e por isso, a besta começou aos coices. É um traidor (não por ter ideias contrárias da maioria de PS), é um traidor, repito porque anda a "morder" a mão de quem lhe deu de "comer" durante mais de 30 anos. E disse, garanto que não menti!.
  • Paco
    29 dez, 2016 Porto 22:22
    Mas de que anda à procura este cromo? Não há forma de o calar ou do exportar?
  • lv
    29 dez, 2016 lx 21:44
    O Assis desde que comeu o leitão da Bairrada, ficou tão ensebado que perdeu o discernimento!
  • Lagido
    29 dez, 2016 peniche 19:55
    Será que Assis também prevê a chegada do diabo...

Destaques V+