Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Augusto Santos Silva pede desculpa por comparar concertação social a "feira de gado"

27 dez, 2016 - 16:04

Ministro afirma que foram "palavras de brincadeira" numa "conversa privada", mas pede desculpa a quem "ficou melindrado".

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, pede desculpa aos parceiros sociais por ter comparado a concertação social a uma “feira de gado”, numa conversa durante um jantar do grupo parlamentar socialista.

A comparação da concertação social a uma “feira de gado” por parte do ministro dos Negócios Estrangeiro foi feita “no âmbito de uma conversa privada com um amigo”, explicou o ministro ao "Público".

“Ali o Vieira da Silva conseguiu mais um acordo! Ó Zé António, és o maior! Grande negociante… Era como uma feira de gado! Foram todos menos a CGTP? Parabéns”, afirmou Santos Silva ao ministro do Trabalho, Vieira da Silva.

Augusto Santos Silva pede, contudo, desculpa “se alguém ficou melindrado” e destaca o “papel fundamental” da concertação social.

“A frase foi dita num contexto de uma conversa privada com um amigo e em tom de brincadeira”, disse ao “Público”. O ministro explicou que a referência à “feira de gado” se devia ao facto de as negociações neste tipo de feiras “serem duras e complexas", mas acabarem "com honradez de ambas as partes”.

A polémica foi revelada no domingo pela TVI, mas assumiu maiores dimensões depois de o jornal "i" a ter colocado em manchete na edição desta terça-feira.

O momento foi captado pela TVI e divulgado no espaço de opinião do jornalista Victor Moura-Pinto no Jornal das 8 da TVI, no domingo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rica vida!
    29 dez, 2016 lisboa 03:53
    E os filhos do embaixador lá andam todos satisfeitos de férias na turquia depois de terem espancado um ser humano como gado...
  • M.sousa
    28 dez, 2016 Braga 20:05
    Já nao é primeira vez que este pateta manda uns filetes.Só mostra que nao tem educaçao nenhuma
  • DEMISSÃO JÁ!!!
    28 dez, 2016 lisboa 15:11
    DEMISSAO JÁ!!! João Soares demitiu-se por muito menos.
  • Carla Ferreira
    28 dez, 2016 Braga 12:59
    Este julga que está na estrumeira com os animais que se transaccionam nas feiras.! E costa colocou-o no sitio certo diplomacia.Só se for a diplomacia de sarjeta.
  • CF
    28 dez, 2016 Beja 12:18
    Algum tempo depois da nossa adesão europeia uma pessoa bem informada comparou, usando uma linguagem tão clara quanto possível, esse grande mercado comum com a feira da Malveira sem desabono para qualquer deles, antes pelo contrário. Existe um fundo de verdade. O modelo de concertação social vigente está datado ou mesmo esgotado, raramente alcançou a unanimidade. Mais avisado seria apostar na reformulação do CES e transformá-lo num conselho estratégico que recolheria contributos em vez de deliberações. O governo e a assembleia decidiriam tendo em conta alguns desses contributos que se integrariam naturalmente no quadro económico-social definido para o desenvolvimento do país.
  • Alberto
    28 dez, 2016 FUNCHAL 10:56
    Eu também disse, BRINCANDO, que há FEIRA DA GOLEGÃ todas as semanas em S. Bento!
  • Luis
    28 dez, 2016 Lisboa 10:19
    O Ministro só disse a verdade e as verdades doem. Pode ter sido politicamente incorreto mas de politicos politicamente corretos, que para o serem sempre hoje dizem o contrario do que disseram ontem, estamos todos fartos. Enquanto duraram as "negociações" durante semanas só se ouviu os representantes do patronato a dizer "que para haver aumento do ordenado minimo tinha que haver compensações". Se isto não é uma autêntica feira de gado é o quê? Na Feira da Malveira muitas vezes para se vender os burros também tem que se negociar as albardas a baixo preço. É bom não esquecer que os governos para aumentarem o ordenado minimo não estão obrigados à aprovação das entidades patronais. E só por isto a burrada Pafiosa, que nem dada ninguém a quer, veio logo a terreiro toda esbaforida e histerica a pedir a demissão do ministro, a queda do governo, novas eleições , o fim da da democracia e a exoneração do PR. Não chegaram a tanto mas muita vontade não lhes faltou. Agora vão ter com que se entreter durante semanas, como cão à volta de osso, pois outra coisa não têm para pôr em causa e também porque estão de tal maneira desacreditados que ninguém lhes passa cartão. Pedir a demissão do Emplastro de Massa Má não é com eles mesmo sabendo que dariam uma alegria a todos os Portugueses.
  • Manuel
    28 dez, 2016 Santarem 09:34
    Na qualidade de criador de gado e frequentador das ditas feiras, sinto-me insultado ao ser comparado com a escumalha que dirige o governo, bem como os oportunistas que, sem nunca terem trabalhado na vida, tomaram contas dos sindicatos e outras associações.
  • jc
    27 dez, 2016 Lisboa 23:45
    As desculpas deveriam ser dirigidas ás pessoas que frequentam as feiras de gado, porque as reuniões da concertação a falta de honestidade é em larga escala pior que uma feira de gado, na feira é ver quem dá mais na concertação é ver quem rouba mais ao pagador de impostos.
  • Toninho Marreco
    27 dez, 2016 Alpedrinha 23:29
    Somos um povo sem sorte. Estamos entregues á bicharada . Carrada de ... de e de ...

Destaques V+