Tempo
|
A+ / A-

"Jornal de Angola" acusa Portugal de tratar angolanos como se ainda “fossem escravos”

26 dez, 2016 - 22:53

Editorial natalício critica a “forma execrável “ como Portugal actuou no caso do activista Luaty Beirão, que foi condenado por alegadamente preparar uma rebelião contra o regime de José Eduardo dos Santos.

A+ / A-

Veja também:


As elites de Portugal tratam os angolanos como se ainda “fosse escravos”, acusa o editorial de Natal do “Jornal de Angola”.

“Quarenta e um anos depois da independência de Angola, as elites portuguesas continuam a tratar-nos com má educação, como se ainda fôssemos seus escravos”, escreve o director José Ribeiro.

O jornal controlado pelo Estado angolano critica a “forma execrável “ como Portugal actuou no caso do activista Luaty Beirão, que foi condenado por alegadamente preparar uma rebelião em Luanda.

O músico luso-angolano acabou amnistiado, mas o editorial considera que “tinha como fim último mobilizar forças para a realização de actos de violência e de terrorismo muito semelhantes aos praticados em Paris, Nice, Berlim”.

Ainda sobre Luaty Beirão, que recentemente visitou a Assembleia da República em Lisboa, o “Jornal de Angola” considera que “as punhaladas portuguesas são históricas”.

O director do diário critica, em particular, a deputada socialista, Isabel Moreira, que na Assembleia da República denunciou o governo do Presidente José Eduardo dos Santos como uma “ditadura brutal”.

O editorial também responsabiliza uma construtora portuguesa de estar na origem de uma epidemia de febre-amarela, que provocou mais de 300 mortos, por ter “vedado com alcatrão toda a rede de esgotos, sarjetas e valas de drenagem das ruas” de Luanda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isabel
    29 dez, 2016 Lisboa 14:05
    Aqueles nossos irmãos têm dois problemas - resolver o complexo de inferioridade que mantêm em relação a nós e que dificulta uma relação mais próxima e tratar de trabalhar no interesse de todo o povo em vez de o fazerem no interesse de meia dúzia. Acho interessante que o Jornal de Angola não tenha espaço para comentários.
  • OLP
    28 dez, 2016 Lisboa 11:25
    Infelizmente para todo o Povo Angolano, a verdade provoca urticária na nomenklatura de Angola e, em consequência, em todos os lacaios subservientes como este pseudo jornal!
  • lamentável!
    27 dez, 2016 Santarém 22:58
    Que pobreza de mentalidade abunda por aquelas cabeças manipuladas daquelas gentes do MPLA todos instruídos na ditadura comunista da ex-URSS e todos habituados a pensar por uma só cabeça, é assim que pretendem transformar o povo angolano submisso e obediente aos interesses de meia dúzia de Donos Disto Tudo, em breve teremos esse povo como o povo cubano que aquando da morte de Fidel de Castro tivemos a oportunidade de observar como tudo aquilo era orquestrado e nos dava a sensação de aquela gente viver dentro de um manicómio a céu aberto e depois tratar os outros de terroristas quando no MPLA nunca souberam fazer outra coisa dá vontade de rir e mais cómico ainda culpabilizar os portugueses pelos seus fracassos políticos e sociais.
  • jose
    27 dez, 2016 charneca 21:05
    se nao estao bem o caminho que os trousse que os leve
  • Ricardo
    27 dez, 2016 AVEIRO 18:55
    Mais parece que esse senhor está a tentar ficar bem com o Chefe e sacar uma MIXA. Pois quem la esteve sabe bem a realidade de quem escraviza quem!!!! Alem demais a realidade e bem diferente do que transparece, que se vê nos meios de comunicação.
  • Joana
    27 dez, 2016 Lisboa 17:03
    Não gosto de Isabel Moreira. Mas, por uma vez, estou em sintonia com a mesma. Um regime que pretende calar um homem como Rafael Marques, e inclusivamente agir criminalmente contra a editora Portuguesa que publicou o livro "Diamantes de Sangue", é um regime que tem todas as características de uma brutal ditadura, sim. Aliás, é um regime que, em qualquer quadrante ou lugar, pretende reduzir ao silêncio seja quem for que o denuncie. O episódio e as imputações de terrorismo a Luaty Beirão seriam hilariantes se não fossem trágicas, porque reveladoras da mais feroz censura política. Mas aquele que eu mais lamento é o Povo Angolano que, num País naturalmente rico pela graça da Natureza e de Deus, passa fome e dificuldades. Para que uma escassa minoria goze de uma obscena abundância. E tudo sob um regime "comunista". Ironias!
  • Virgulino Leal
    27 dez, 2016 Alhandra 16:09
    Ó GENTE DE ANGOLA, creio que terão alguma razão no que dizem, porque nós aqui os PORTUGUESES que nunca fomos a Angola, temos estado e ESTAMOS a ser massacrados com essa CAMBADA DE RETORNADOS que daí vieram de vos EXPLORAR, para nos virem EXPLORAR a nós, que foi a pior praga que aqui apareceu.
  • George
    27 dez, 2016 Carignan 15:38
    Esse tal escravizado.director do Jornal, José Ribeiro que mude de nome, pois é uma nódoa, uma vergonnha para o Povo Português e Angolano. Deve ter um problema entre as duas orelhas, para pensar em todo o em escravidão. Quer ser o que nunca conseguirá ser então procura chavões tal como escravatura.. Olhe, vc deve estar muito atrasado em relação à época em que se está. Tomara vc, ter tantos países como Portugal que vc propala de escravisador . Não, nós somos pobres, trabalhadores e muito acolhedores. Não seja parvo nem ignorante José Ribeiro. Nem categoria tem para ser tratado de senhor. Fale da miséria do seu povo, mais miserável que no tempo dos chamados COLONOS, da corrupção do seu eficiente governo onde vc lambe os corredores e sapatos dos elementos do miserável governo.. Estamos às portas de 2017, evolua José Ribeiro, e tenha paz, peça paz a Deus que se calhar para si, é bandido e escravisador. Fique bem consigo mesmo.Esse tal escravizado.director do Jornal, José Ribeiro que mude de nome, pois é uma nódoa, uma vergonnha para o Povo Português e Angolano. Deve ter um problema entre as duas orelhas, para pensar em todo o em escravidão. Quer ser o que nunca conseguirá ser então procura chavões tal como escravatura.. Olhe, vc deve estar muito atrasado em relação à época em que se está. Tomara vc, ter tantos países como Portugal que vc propala de escravisador . Não, nós somos pobres, trabalhadores e muito acolhedores. Não seja parvo nem ignorante José Ribeiro. Nem categoria tem para ser tratado de senhor. Fale da miséria do seu povo, mais miserável que no tempo dos chamados COLONOS, da corrupção do seu eficiente governo onde vc lambe os corredores e sapatos dos elementos do miserável governo.. Estamos às portas de 2017, evolua José Ribeiro, e tenha paz, peça paz a Deus que se calhar para si, é bandido e escravisador. Fique bem consigo mesmo.
  • Mario
    27 dez, 2016 Portugal 14:01
    Uma doentia mania de perseguição, e assim tentarem justificar a sua incapacidade de governação. Tudo o que lhes acontece é sempre culpa do colono. Falam de escravatura mostrando uma total ignorância pois sempre houve escravos. Essa era uma prática milenar que foi usada mesmo pelos Africanos muito antes da colonização. Já havia mercados de escravos. Os Egípcios tinham escravos, os judeus foram escravos deles por exemplo mas isso os Angolanos ignorantes não sabem.
  • Isabel Almeida
    27 dez, 2016 MAFRA 13:14
    As elites de Portugal tratam os angolanos como se ainda “fosse escravos”, acusa o editorial de Natal do “Jornal de Angola”. “Quarenta e um anos depois da independência de Angola, as elites portuguesas continuam a tratar-nos com má educação, como se ainda fôssemos seus escravos”, escreve o director José Ribeiro. O jornal controlado pelo Estado angolano critica a “forma execrável “ como Portugal actuou no caso do activista Luaty Beirão, que foi condenado por, alegadamente, preparar uma rebelião em Luanda. Execrável é o director deste jornal que escreve isto. Onde está a liberdade e os direitos humanos??? Demonstra ser um grande lambe-botas do Governo Corrupto do País onde nasci, estudei, casei e fui mãe. Onde está a riqueza toda de Angola para o Povo passar tanta fome, não haver medicamentos, proliferarem as epidemias, enquanto os grandes se "enchem"??? Revoltem-se todos como Luaty Beirão para endireitarem a nossa terra, meus irmãos!!!

Destaques V+