Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Salário mínimo sobe para 557 euros. Patrões pagam menos TSU

22 dez, 2016 - 19:33

A contribuição que os patrões pagam para a Segurança Social desce 1,25 pontos percentuais, a partir de 31 de Janeiro.

A+ / A-

Veja também:


Há acordo para aumentar o salário mínino nacional dos 530 para 557 euros, anunciou esta quinta-feira o presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, no final da reunião da concertação social.

"Temos um acordo", afirmou o patrão dos patrões em declarações aos jornalistas.

O aumento de 27 euros, que vai abranger cerca de 600 mil trabalhadores, entra em vigor em Janeiro.

A Taxa Social Única (TSU), as contribuições para a Segurança Social pagas pelo patrões, desce 1,25 pontos percentuais no salário mínimo, a partir de 31 de Janeiro, revelou António Saraiva.

A proposta inicial do Governo oferecia uma redução de 1 ponto percentual na TSU, que é de 23,75%.

Em declarações aos jornalista, o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, defendeu que este acordo “não é um cabaz de Natal para os patrões, é uma boa notícia para os trabalhadores” e um "bom resultado para Portugal". "Cometeremos um erro se desvalorizarmos a concertação social", salientou o governante.

O acordo vai ser assinado pela UGT. O líder da central sindical, Carlos Silva, admite que não está de acordo com a redução da TSU, "mas o aumento do salário mínimo nacional para 557 euros é importante para os trabalhadores e para o país".

“Mesmo com redução da TSU para as empresas há entrada de mais receitas para a Segurança Social. A subida do salário mínimo é um estímulo à manutenção do emprego e do combate ao desemprego”, defende o secretário-geral da UGT.

Quanto à CGTP fica de fora deste acordo para o salário mínino na concertação social. Arménio Carlos considera que os 557 euros são "insuficientes" e, perante os patrões e Governo, defendeu 600 euros já em Janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Alberto
    24 dez, 2016 Braga 00:26
    Qual é o problema afinal, é o que os trabalhadores pagam ou o que as empresas pagam, se à aumento é pouco se não há choram que não há
  • ANABELA
    23 dez, 2016 15:26
    Para o senhor que me critica, só gostava que fosse patrão por uns dias, porque acha q nós roubamos os funcionarios, mas não sabem que para além de salarios, TSU temos de pagar IRC'S , PAGAMENTOS POR CONTA, PAGAMENTOS ESPECIAIS POR CONTA e uns quantos impostos... nem tudo é lucro, como fazem acham...
  • Alberto
    23 dez, 2016 Funchal 11:09
    Quando é a manifestação da CGTP contra a descida da TSU para os Patrões? Saliente-se que os Políticos, paus-mandados deles e até Jornalistas que fizeram zurzir contra a mesma medida hà anos...hoje, praticam HIPOCRISIA.
  • Maria Trindade
    23 dez, 2016 Mirandela 10:40
    Foi de facto uma grande vitoria para os grandes empresários principalmente aqueles que têm muita gente com ord.minimo,como hipermercados.Para estes é que o ano fecha com gloria.Mas. desde sempre quando o PS é governo os mais ricos duplicam a riquesa.Agora o que é engraçado é ver o papel do PCP e BLOCO nisto.Mas também nâo é novidade.Estes falam e ás vezes alto,mas é para enganar o povo e este como é muito sábio,agradece com o seu voto, nestas máquinas de dar muito aos ricos e pouco aos pobres.Mas é de dar os parabéns ao costa por alargar desta forma o apoio aos mais ricos.E preguntar ao PCP e BLOCO porque sâo tâo bonzinhos com o poderoso capital.A mim nunca me enganaram.
  • P/anabela
    23 dez, 2016 dequalquerlado 10:29
    Ana Bela, então passas a trabalhar sozinha, mas o que tu dizes é uma coisa e na prática outra, ou seja mamas mais no valor das peças porque é o que vocês fazem, mas o trabalhador que não sobe há anos o salário é que leva sempre nas costas tem que continuar com o salário que depois nem lhe dá o mínimo de dignidade de vida, olha faz isto, trabalha por conta de outrem pelo salário de 500 e euros. Depois quero ver se vais ficar muito feliz. Oh pá vai dar banho ao cão.
  • 23 dez, 2016 Braga 02:08
    Vai trabalhar tu Eduardinho pelo salário mínimo sem condições de trabalho, e tem que dar o máximo e não são 8 horas diárias.
  • Rui
    22 dez, 2016 Lisboa 23:40
    O salário mínimo aumentou feliz natal e bom ano novo a todos.
  • IMPERADOR
    22 dez, 2016 GUARDA 23:08
    Que vergonha!!!!!!!!
  • Loyd
    22 dez, 2016 Uruguaio 23:07
    Ainda bem, José Eduardo, que tens dificuldades em encontrar os trabalhadores. Significa que cada vez há menos idiotas a querer trabalhar pelos tostões que vocês pagam.
  • luis
    22 dez, 2016 Lisboa 22:56
    Portugal o país onde se trabalha para ser pobre.

Destaques V+