Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Israel quer levar refugiados sírios feridos de Alepo para tratamento no país

20 dez, 2016 - 20:04

Muitos feridos da guerra civil síria já foram levados discretamente a atravessar a fronteira dos montes Golã, embora Israel e a sua vizinha Síria estejam formalmente em estado de guerra.

A+ / A-

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse na terça-feira que Israel está a estudar a possibilidade de trazer refugiados feridos da cidade síria de Alepo para hospitais israelitas para tratamento.

Muitos feridos da guerra civil síria foram levados discretamente a atravessar a fronteira dos montes Golã, ocupada pelos israelitas, para hospitais do país nos últimos três anos, embora Israel e a sua vizinha a Norte estejam formalmente em estado de guerra.

"Estamos preparados para acolher mulheres e crianças feridas, e também homens - se não forem combatentes – trazê-los para Israel e cuidar deles nos nossos hospitais, como fizemos com milhares de civis sírios", disse Netanyahu, numa reunião com repórteres estrangeiros em Jerusalém.

"Pedi ao Ministério dos Negócios Estrangeiros que procure maneiras de expandir nossa assistência médica para as vítimas civis da tragédia síria, especificamente em Alepo", disse.

Na Síria, a operação de evacuação de civis e combatentes da região oriental de Alepo, que é controlada por rebeldes, já retirou 37.500 pessoas desde o final da semana passada, disse a Turquia. As pessoas estão a ser levadas para áreas controladas pela oposição, de onde devem então escolher para onde ir.

O Comité Internacional da Cruz Vermelha colocou em apenas 25 mil o número de evacuados desde que a operação começou na quinta-feira.

As evacuações fazem parte de um acordo de cessar-fogo que põe termo à luta em Alepo, a cidade mais populosa da Síria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 24 dez, 2016 18:18
    May God bless this people with no equal among the nations.
  • Berenice Brandao And
    23 dez, 2016 Belo Horizonte, Brasil 23:43
    Só podia vir de Israel essa atitude. Mais uma vez nos enche de orgulho. Quem mais teria está ideia? Um beijo para Israel, cheio de gratidão e respeito.
  • Berenice Brandao And
    22 dez, 2016 Belo Horizonte, Brasil 21:10
    Só podia vir de Israel essa atitude. Mais uma vez nos enche de orgulho. Quem mais teria está ideia? Um beijo para Israel, cheio de gratidão e respeito.
  • Berenice Brandao And
    22 dez, 2016 Belo Horizonte, Brasil 21:06
    Esse é o valoroso e fraterno Estado de Israel que a mídia nunca mostrou ao mundo. É bom que agora todos possamos conhecer esse povo corajoso e fraterno. Parabéns, Israel por mais este gesto tão comum para vocês mas tão estranho para os que não pensam assim. Exemplo digno de ser seguido.
  • Berenice Brandao And
    22 dez, 2016 Belo Horizonte, Brasil 20:59
    Israel nunca faltou com o serviço de assistência a quem quer que seja. Sempre fez isto discretamente ao longo dos anos. Não é novidade esta atitude fraterna do povo judeu. Deus os abençoe.
  • João
    21 dez, 2016 Lisboa 22:32
    A.Costa, que nome tão infeliz, os israelita não são estúpidos! Curiosamente ajudam árabes, algo que estes jamais fariam a outra pessoa, não vão obviamente ajudar o inimigo! Para estúpidos já temos os politicos Ocidentais!
  • Ceifador de Taquáras
    21 dez, 2016 Taquáras 19:45
    O mundo global está completamente enganado, quanto à guerra entre os Muçulmanos e Israel, sejam eles palestinianos ou não. Israel é atacado porque para o árabe Israel representa a terra de JESUS CRISTO O FILHO DE DEUS, Assim como atacam a Europa porque o povo se identifica, ou identificou com o mesmo Jesus Filho de Deus. Se ler as mensagens do profeta Bento da Conceição encontrará uma explicação clara e elucidativa de todos estes acontecimentos, que nos deixam perplexos. Procurando nas redes sociais, mensagens a Pedro II ou a Bento da Conceição encontrará um mar de novidades.
  • António Costa
    21 dez, 2016 Cacém 06:29
    Que surpresa! Israel ao lado da Jabhat Fatah al-Sham, que só por acaso, são inimigos do Hezbollah e do Irão.

Destaques V+