Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Merkel. Atentado em Berlim será “particulamente repugnante” se atacante for refugiado

20 dez, 2016 - 10:11

A chanceler alemã assume que se tratou de um atentado e promete punição exemplar.

A+ / A-
Merkel. "Seria repugnante" se atacante for refugiado
Merkel. "Seria repugnante" se atacante for refugiado

Veja também:


“O país está unido no luto”. A chanceler alemã falou à imprensa sobre o ataque num mercado de Natal, em Berlim, na noite de segunda-feira.

Vestida de negro, numa declaração ao país, a líder alemã disse que "temos de assumir que foi um ataque terrorista". As primeiras indicações apontavam como principal suspeito um homem, de origem paquistanesa, que terá chegado à Alemanha há um ano. "Será particularmente repugnante se o perpetrador for alguém que recebeu protecção na Alemanha, como refugiado", sublinhou.

Estes dados foram, no entanto, desmentidos pela polícia alemã, que admite ter detido o "homem errado".

Segunda-feira à noite, um camião foi intencionalmente lançado sobre a multidão que se encontrava no local. Pelo menos 12 pessoas morreram e 48 ficaram feridas.

Nestas declarações garantiu que "este crime será clarificado e punido tão severamente quanto as leis o permitirem".

Angela Merkel deixou ainda uma palavra de esperança. “Vamos encontrar força para continuar a viver como queremos: em liberdade, com abertura e união", disse. "Não queremos viver com medo do mal."

A chanceler revelou estar muito triste e desapontada com estes acontecimentos, anunciando que vai deslocar-se ao local, esta tarde, para prestar homenagem às vítimas.

O ministro da Administração Interna assegurou que os mercados de Natal vão permanecer abertos, mas acompanhados das “medidas de segurança adequadas”.

“Pouco importa o que saberemos sobre as motivações do agressor, não devemos deixar que roubem o nosso modo de vida, fundado na liberdade”, sublinhou Thomas de Maizière em comunicado.

[Notícia actualizada às 13h19. A polícia admite ter detido "o homem errado"]

Refugiados reagem a atentado. "Também somos um alvo deste terrorismo"
Refugiados reagem a atentado. "Também somos um alvo deste terrorismo"
Testemunhas: "Há sempre pessoas a morrer. Aqui ou em Alepo"
Testemunhas: "Há sempre pessoas a morrer. Aqui ou em Alepo"
Camião atropela multidão em Berlim
Camião atropela multidão em Berlim
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    20 dez, 2016 Portugal 12:12
    Os únicos repugnantes que todos vemos é exactamente você e os seus seguidores que renderam homenagem as suas ideias e continuam a trazer para a Europa esses assassinos e que tudo lhes dão de mão beijada com dinheiro dos nossos impostos. Justiça seria feita se metessem todos os Políticos Europeus num barco e os mandassem para os países de onde vêm os migrantes.
  • António Pais
    20 dez, 2016 Lisboa 11:53
    "Se"... estes governantes da treta continuam a tapar o sol com a peneira...
  • Dias
    20 dez, 2016 Mafra 11:29
    Este atentado é particularmente repugnante porque mostra inequivocamente a sua responsabilidade .

Destaques V+