Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Afinal, contratos de exploração de petróleo estão a ser revistos

15 dez, 2016 - 16:08

Ministro da Economia fala em "situações de incumprimento que estão a ser analisadas".

A+ / A-

Veja também:


O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou esta quinta-feira que os contratos de prospecção de petróleo com a Portfuel e com o consórcio liderado pela Repsol estão a ser "revistos", realçando que as empresas têm que ser ouvidas.

"Esses contratos estão neste momento a ser revistos, a sua legalidade, o que havia são situações de incumprimento que estão a ser analisadas", afirmou Caldeira Cabral, quando questionado sobre a renúncia dos contratos, que foi noticiada na quarta-feira pelo "Diário de Notícias".

Ainda em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, o governante afirmou que "os promotores estão a ser notificados com diferentes situações e poderão recorrer das condições invocadas", realçando que o Governo vai aguardar a resposta dos promotores privados.

Segundo o "Diário de Notícias", o Governo vai rescindir os contratos para prospecção e exploração de petróleo 'on shore' (em terra) no Algarve com a empresa Portfuel, de Sousa Cintra, e 'offshore' (no mar) com o consórcio liderado pela Repsol e que integra a Partex.

Na quarta-feira, o Ministério da Economia, que tem a tutela da Energia, e dos contratos de prospecção e exploração de petróleo, recusou-se a comentar a decisão.

Entretanto, fonte oficial da Repsol confirmou à Lusa que a empresa "recebeu a notificação mencionada nas notícias", adiantando que "vai manter o diálogo habitual com as autoridades pertinentes".

Ainda na quarta-feira, o empresário Sousa Cintra mostrou-se surpreendido com a intenção do Governo em rescindir os contratos para prospecção e exploração de petróleo no Algarve, salientando que a empresa cumpriu as condições do contrato "com todo o rigor".

"É uma notícia que não tem sentido. Nós cumprimos com todo o rigor todas as condições do contrato. Não há da nossa parte nenhuma falta. Foi tudo cumprido com rigor. Todas as condições do contrato, não há nenhuma falha. As coisas estão a correr com toda a normalidade. Deve haver algum equívoco", disse à agência Lusa Sousa Cintra.

Já em Novembro, o Governo veio a público afirmar que poderia rescindir o contrato de concessão para a prospecção e exploração de petróleo no Algarve com a Portfuel, de Sousa Cintra.

Na origem da decisão sobre a Portfuel está, segundo o DN, o parecer pedido pelo Governo à Procuradoria-Geral da República (PGR) que veio confirmar, [ainda que com argumentos distintos do executivo, que alegava falta de experiência da empresa de Sousa Cintra por ter menos de três anos de actividade neste negócio], "haver justificação para a rescisão".

No parecer, citado pelo DN, a PGR considera que "há de facto incumprimento inequívoco" da Portfuel, "na medida em que a empresa não apresentou prova de constituição e manutenção do seguro de responsabilidade civil a que estava obrigada".

"A apresentação de duas declarações genéricas de uma seguradora consubstancia incumprimento cuja culpa se presume da concessionária em termos de infringirem o enunciado da cláusula oitava de ambos os contratos e habilitam, por isso, à imediata rescisão pelo Estado atendendo à especial gravidade reconhecida pelas partes à violação destas obrigações", é referido.

O jornal acrescenta que este facto permite ao Estado avançar com a rescisão sem ter de pagar indemnizações.

No caso da Repsol, a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) [que representa o Estado] "concluiu existir uma situação de incumprimento não justificado do Plano de Trabalhos para 2016, que justifica a execução de cauções prestadas pelos membros do consórcio".

De acordo com o DN, o Governo aceitou a recomendação e já deu início ao processo de execução, que implica um valor global de 4,5 milhões de euros dados pelo concessionário como garantia de cumprimento das obrigações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • DEMAGOGIA PURA DURA
    15 dez, 2016 Lx 16:25
    Lá virá uma nova reversão e os tugas a pagar a agenda mediática deste sr que diz ser Ministro da Economia, ciosa que não temops ou temos muito poucochinha... Mas os tempos são de demagogia e populismo barato para enganar os papalvos.

Destaques V+