Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Máfia do sangue. Lalanda de Castro detido na Alemanha

15 dez, 2016 - 11:20

Era presidente da farmacêutica Octapharma, empresa da qual saiu esta quarta-feira, na sequência da investigação da PGR e PJ.

A+ / A-

Paulo Lalanda e Castro, um dos suspeitos na investigação sobre corrupção no INEM em negócios do sangue, foi detido na Alemanha. A informação foi confirmada pela Polícia Judiciária.

“O detido está a ser presente às autoridades judiciais daquele país a fim de validarem a detenção e decidirem da entrega às autoridades portuguesas”, informa a nota.

Era presidente da Octapharma, empresa da qual saiu esta quarta-feira, na sequência da investigação relacionada com o negócio do plasma, que envolve a farmacêutica, que foi alvo de buscas.

O pedido de demissão foi aceite pelo Conselho de Administração.

"Na sequência das referidas diligências, e de forma a focar-se na resposta às alegações que sobre si recaem, o Exmo. Sr. Paulo Lalanda de Castro apresentou ao Conselho de Administração da Octapharma A.G. a demissão de todas as funções que desempenha na Companhia, incluindo as exercidas em Portugal, a qual foi aceite", refere o comunicado enviado hoje à noite à agência Lusa.

Quatro arguidos, incluindo o ex-presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e do INEM, que está detido, constituem o balanço da investigação sobre o negócio do plasma sanguíneo. A operação foi denominada "O Negativo".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    15 dez, 2016 aveiro 17:29
    Gostava de saber o que o Sr. J. Sócrates pensa deste vergonhoso caso !.... Ele sabe de certeza o PORQUÊ !
  • Jota
    15 dez, 2016 15:08
    SR; Ferreira o luisinho até pode ser do PSD, mas conseguirá tirar-me uma duvida? foi por acaso o PSD que com ele fez o negócio da Octapharma? Tem por ventura conhecimento de algum membro do PSD ter trabalhado para a octapharma mesmo que seja com contrato ficticio? se tem conhecimento de algo que eu nao saiba gostaria me ilucidá-se. Quem sao afinal os bons eos maus.? boas festas.
  • Ferreira
    15 dez, 2016 Lisboa 12:06
    JOAO123. O Luisinho que está a ser interrogado na PJ é um grande boy PSD. Enquanto os bandidos do nosso partido forem bandidos bons e os bandidos dos outros partidos forem bandidos maus a banditagem nunca terá fim. Bandido é sempre bandido e só deve ter uma lugar, na cana.
  • rosinda
    15 dez, 2016 palmela 12:05
    Eles sao detidos mas depois nunca sao presos! So para mostrar servico nao vale a pena deter.
  • Luis
    15 dez, 2016 Lisboa 12:02
    Agora já estamos a falar melhor. Já publiquei vários comentarios manifestando a minha surpresa por este cavalheiro ainda não ter sido detido. Falta agora saber se a negociata com a farmaceutica vai continuar e por quanto tempo. Estamos perante um negócio de monopólio e ainda por cima mafioso. Ou também existem contratos blindados?
  • joao123
    15 dez, 2016 lisboa 11:41
    Mais um grande amigo do Sócrates...
  • EUGÉNIO BAPTISTA
    15 dez, 2016 COVILHÃ 11:29
    Simplesmente "extraordinário"(!). Na Alemanha? Espero sinceramente que lhe seja dado o "tratamento" correcto...

Destaques V+