Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mário Soares. ​Sobrinho Eduardo Barroso diz que tio "não está consciente"

13 dez, 2016 - 15:08

Eduardo Barroso adiantou que o antigo Presidente da República "não está consciente" e revelou que o médico que o está a acompanhar lhe disse que "se calhar o iam pôr no quarto" porque "não vai precisar de cuidados intensivos".

A+ / A-

O médico e sobrinho de Mário Soares, Eduardo Barroso, disse esta terça-feira que o antigo Presidente da República, que deu entrada no Hospital da Cruz Vermelha esta madrugada, "não está consciente", sublinhando os 92 anos de um homem fragilizado.

"São 92 anos de um homem que já estava fragilizado, que ficou muito mais fragilizado depois da encefalite e ainda mais depois de ter perdido a sua mulher", disse Eduardo Barroso à saída do Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde Mário Soares está em observação desde esta madrugada, ainda sem diagnóstico definitivo.

O sobrinho de Mário Soares adiantou que o antigo Presidente da República "não está consciente" e revelou que o médico que o está a acompanhar lhe disse que "se calhar o iam pôr no quarto" porque "não vai precisar de cuidados intensivos".

"E vamos ver como é que um senhor de 92 anos vai reagir a esta situação", disse apenas, acrescentando que "qualquer soprozinho de uma complicação pode ser mais grave".

Eduardo Barroso adiantou ainda que as TAC (Tomografia Axial Computorizada) às quais Mário Soares foi sujeito deram todas resultado negativo, o que é um "grande alívio".

"A família está muito preocupada desde há muitos anos, desde o pós-encefalite. O facto de ter perdido a mulher, uma companheira de uma vida, tudo isso tem levado o tio Mário a estar diferente", admitiu.

O médico recordou o episódio de quando Marcelo Rebelo de Sousa quis ir visitar o antigo chefe de Estado depois da sua eleição.

"Eu fui preparar essa visita e a reação dele foi: "mas quem és?", mesmo para mim", relatou, o que dá conta das "alterações do estado de consciência".

Para Eduardo Barroso "são 92 anos muito vividos, mas com uma grande queda nos últimos tempos".

O porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha informou, às 13h10 desta terça-feira, que não está "ainda estabelecido um diagnóstico definitivo" de Mário Soares, que se encontra "com um quadro de agravamento do seu estado geral".

"O doutor Mário Soares deu entrada esta madrugada no Hospital da Cruz Vermelha com um quadro de agravamento do seu estado geral. Decorrem avaliações da sua situação clínica, não estando ainda estabelecido um diagnóstico definitivo", declarou aos jornalistas José Barata, porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha.

Segundo José Barata, "o Hospital da Cruz Vermelha está a acompanhar com preocupação o evoluir da situação".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez já uma visita a Mário Soares no seu regresso de Nova Iorque, estando também no hospital os filhos Isabel Soares e João Soares.

A última aparição pública de Mário Soares foi precisamente no mesmo Hospital da Cruz Vermelha, a 28 de Setembro, quando o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, prestou uma homenagem à antiga presidente da Cruz Vermelha Portuguesa Maria de Jesus Barroso, a mulher de Mário Soares.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Guimarães
    14 dez, 2016 Lisboa 09:19
    Vou mudar de Hospital pois neste são tratados os traidores ao País ! Um pequeno estupor em que os idiotas acreditaram !
  • Raul Neuparth Vieira
    13 dez, 2016 Parede 18:17
    É certo que poderá ter errado em alguns momentos, mas a verdade é que não deixou de ser um Português a quem devemos muito. Terá muitos inimigos, mas também tem bastantes amigos. Quem nunca errou que atire a primeira pedra. VIVA PORTUGAL.
  • Lercorruptos
    13 dez, 2016 Pontinha 17:53
    HELDER MIGUEL SANTOS, só me fizeste rir!! Lol
  • ribatejano
    13 dez, 2016 santarem 17:11
    E um ser humano como outro qualquer, mas devia ter partido antes do 25 de abril, quem não se lembra de ele querer mandar todos os expatriados das ex colónias aos tubarões, mas mesmo assim desejo-lhes as melhoras.
  • 13 dez, 2016 16:45
    Lamentável que algumas pessoas possam regozijar-se com o mal alheio... Pois eu desejo as melhoras ao Dr. Mário Soares e aos seus filhos, netos e mais familiares desejo muita força e coragem. Em momentos como estes não pode haver inimizades políticas, isso é má formação... Teresa
  • Miguel
    13 dez, 2016 Amadora 16:13
    Será que é desta que deixamos de lhe pagar luxos? Não bem que não acabe, nem mal que dure para sempre. Este não dura para sempre, mas durou tempo demais...
  • 13 dez, 2016 16:10
    Já está a dever muitos anos há terra esse inimigo público bandidos gatunos
  • Celso Figueiredo
    13 dez, 2016 Trancoso 15:36
    Excelentíssimo Senhor Doutor , Eduardo Barroso : Por tudo , e pelo vosso bom nome , reputação , e FAMÍLIA ( ! ) desejo tudo pelo melhor ! Abraço !
  • helder miguel santos
    13 dez, 2016 PONTA DELGADA - AÇORES 15:32
    Presidente Mário Sares, Todos nós ainda precisamos muito de si. O seu exemplo há-de prevalecer em todos nós

Destaques V+