Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​"PCP corre risco de vida com o apoio a este Governo"

09 dez, 2016 - 18:40 • José Pedro Frazão

Os comentadores do programa Falar Claro da Renascença olham para os desafios do PCP, que acaba de sair de um congresso marcado pelo inédito apoio a um Governo constitucional do PS.

A+ / A-
​"PCP corre risco de vida com o apoio a este Governo"
​"PCP corre risco de vida com o apoio a este Governo"

O social-democrata Nuno Morais Sarmento considera que é a própria sobrevivência do Partido Comunista Português que se joga no apoio dado pelo partido à solução governativa do PS.

O antigo ministro da Presidência lembra que todos os outros partidos comunistas europeus que apoiaram soluções de poder acabaram por desaparecer. No programa Falar Claro da Renascença, Sarmento insiste na magnitude do gesto dos comunistas ao decidirem apoiar o Governo liderado por António Costa.

"A grande dificuldade do exercício é este passo que está muito para lá do significado que aqui no ‘politiquês’ do burgo se tem discutido. O significado último é o de correr o risco de vida", analisa Morais Sarmento na Renascença.

O social-democrata observa que o Congresso do PCP "não reagiu mal" ao quadro político, mais de um ano após o partido ter decidido dar "um passo absolutamente radical para si próprio".

"Está de bem com a solução e pode estar de mal com os resultados, como estaria sempre, achando que são curtos e que há bandeiras diferentes face ao PS. O PCP mostra-se confortável com a solução", conclui Morais Sarmento no debate com o socialista Vera Jardim, em que ambos concordam na tese de que Álvaro Cunhal não teria tomado a mesma decisão assumida pelo Comité Central e pela liderança de Jerónimo de Sousa.

Força de bloqueio aos populistas

O antigo ministro do PS Vera Jardim argumenta que o PCP é um partido do sistema, mesmo que com atitude crítica, o que resulta numa barreira aos populismos em Portugal.

"Não temos em Portugal um problema parecido com muitos daqueles que vemos aparecerem pela Europa fora porque temos um Partido Comunista organizado e que toma conta da reivindicação. Não é um partido fora do sistema. O PCP é um partido do sistema, embora se mantenha sempre com uma crítica ao sistema. Não é um partido como o de Beppe Grillo, por exemplo", sublinha Vera Jardim na Renascença.

Para o histórico socialista, a recente entrevista do primeiro-ministro, António Costa, à RTP trouxe um contraponto importante face às posições do PCP.

"O primeiro-ministro reafirmou com muita força e firmeza o compromisso europeu do PS e do Governo. Isso tem interesse na época em que estamos, depois do congresso do PCP ", afirma Vera Jardim.

Já Nuno Morais Sarmento fala num "passeio" de Costa na entrevista ao canal público de televisão e insiste na crítica à falta de estratégia do Executivo.

"O que resulta claro da entrevista, para lá deste compromisso com a Europa, é a ausência de estratégia do Governo. Se formos ao dicionário, estratégia quer dizer uma proposta de médio e longo prazo que em cada momento deverá ser concretizado atendendo às circunstâncias. Esta última é a parte táctica. Este Governo só tem parte táctica, só tem a execução em cada momento. Falou-se de reversão, redistribuição, vagamente de crescimento sem compromisso ou convicção. Estratégia seria identificar um conjunto de problemas estruturalmente negativos para o país, apresentar proposta de mudança e dizer qual o sonho e a visão do país após essa mudança estrutural", defende o antigo ministro social-democrata.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • eu gosto
    13 dez, 2016 lis 16:47
    é dos pseudo comunistas que agora passaram a ser "comunistas", para comentarem!...a xico-espertice dos sor Zés e Jorges, no seu melhor!
  • José
    12 dez, 2016 Oeiras 15:29
    Tirando o Jorge que, como comunista, lamentou a posição do seu PCP, os outros limitaram-se a dizer bacoradas, não devem ter lido com atenção o artigo todo. E podem crer que como o Jorge há mais, começando por mim e continuando em muitos camaradas que não se vêem nesta direcção do PCP.
  • Al-Beto
    11 dez, 2016 a 19:03
    O PSD preocupado com a descida do PCP? Pois...Xim! O que está em causa é que por cada ponto que o PCP cai, é um ponto que o PS sobe!
  • Luis Ribeiro
    11 dez, 2016 Faro 17:48
    A impressao que tenho é que com o apoio do PCP a esta solucao de Governo quem corre perigo de vida é o... PSD que arrisca a insignificancia e uma travessia de deserto de 1 ou 2 decadas...
  • tão preocupado
    11 dez, 2016 port 13:47
    que está o Sarmento! Isto é anedótico e caso para duvidar desta afirmação, vindo de quem vem! Este individuo deveria estar mais preocupado com o que se passa dentro do seu próprio partido porque, pelo andar da carruagem, quem de desintegrará mais depressa será o PSD com a actual "liderança"!...A social democracia já era!
  • fanã
    10 dez, 2016 aveiro 16:57
    Este Sarnento não muda ............ a RR é que devia de mudar de comentador!
  • APARAGALHOS
    10 dez, 2016 SÍTIO MANHOSO 10:50
    ... ESTE É PRIMO DO PROFECTA DA DESGRAÇA ! PORRA 3 X PORRA . . .
  • Jorge
    09 dez, 2016 Coimbra 22:35
    Como comunista estou literalmente desiludido com este PCP! Pondero seriamente entregar o meu cartão de militante! Definitivamente este não é o partido do Álvaro Cunhal!
  • lá vem
    09 dez, 2016 pt 22:26
    A intrigalhada!...Será que o Sarmento já contou bem as espingardas para se candidatar contra o Passos? Ou isto já faz parte da campanha?
  • Antonio
    09 dez, 2016 Braga 21:49
    Eu parece-me a mim que quem corre risco de vida é o PSD,com os nabiços que por la tem!!!

Destaques V+