Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Obama ordena investigação de ciberataques durante as eleições

09 dez, 2016 - 18:05

Agências de inteligência devem entregar um relatório antes de Obama terminar o mandato, a 20 de Janeiro, revelou esta sexta-feira a conselheira de segurança nacional.

A+ / A-

O Presidente norte-americano, Barack Obama, ordenou uma nova investigação aos ciberataques durante as eleições deste ano que culminaram na vitória de Donald Trump.

As agências de inteligência devem entregar um relatório antes de Obama terminar o mandato, a 20 de Janeiro, revelou esta sexta-feira a conselheira de segurança nacional.

“O Presidente deu indicações à comunidade de inteligência para conduzirem uma avaliação completa ao que aconteceu durante as eleições deste ano, para tirarem ilações que devem ser apresentadas, nomeadamente ao Congresso”, explicou Lisa Monaco, em declarações aos jornalistas.

A conselheira de segurança nacional sublinha que os ataques informáticos não são uma novidade, mas este ano subiram a um novo nível.

Em Outubro, o Governo norte-americano acusou a Rússia de estar na origem de uma campanha de ciberataques contra o Partido Democrata, durante a corrida para as eleições presidenciais de 8 de Novembro.

Barack Obama chegou a avisar o Presidente russo, Vladimir Putin, sobre as consequências desses ataques informáticos.

Enquanto candidato presidencial, Donald Trump elogiou Putin e chegou a apelar à Rússia que divulgasse emails da sua adversária democrata, Hillary Clinton, durante o período em que desempenhou o cargo de secretária de Estado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ó jose moutinho
    09 dez, 2016 lis 22:22
    Isso é assim, se se perder com honestidade e transparencia! Se um dia perder através de falcatruas o que é que faz?...Não se importa? Deve ser um grande virtuoso!...
  • john
    09 dez, 2016 aveiro 21:43
    Muitos dos que recentemente descobriram a Democracia, têm medo de saber se houve batota ou não!
  • Jose Moutinho
    09 dez, 2016 Porto 18:37
    Saber perder é uma virtude só ao alcance de alguns

Destaques V+