Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Deputados aprovam destituição da Presidente da Coreia do Sul

09 dez, 2016 - 17:18

Última palavra cabe ao Tribunal Constitucional. Park Geun-hye pode tornar-se na primeira chefe de Estado do país a ser afastada.

A+ / A-

Os deputados da Coreia do Sul aprovaram esta sexta-feira, por larga maioria, uma moção a defender a destituição da Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye.

Um total de 234 deputados votaram a favor do “impeachment” e apenas 56 saíram em defesa da chefe de Estado caída em desgraça.

A última palavra cabe agora ao Tribunal Constitucional, num processo que poderá demorar mais 180 dias.

“Eu aceito solenemente a voz do Parlamento e do povo. E espero que esta confusão seja resolvida”, disse a Presidente durante uma reunião do Governo.

Park Geun-hye garante total colaboração com o Tribunal Constitucional e com as investigações levadas a cabo por procurador especial.

Segundo a Constituição do país, a Presidente vai ser substituída interinamente pelo primeiro-ministro, Hwang Kyo-ahn, até que haja uma decisão final.

A Presidente sul-coreana é suspeita de conspirar com Choi Soon-sil, uma amiga e antiga assessora, para pressionar grandes empresas a financiar duas fundações criadas para apoiar as suas iniciativas políticas.

Park Geun-hye nega qualquer irregularidade, mas pediu perdão pela forma descuidada como deixou a sua amizade.

Choi Soon-sil encontra-se detida sob acusações de abuso de poder e coerção.

Os procuradores acreditam que a Presidente desempenhou um papel importante neste alegado caso de corrupção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+