Tempo
|
A+ / A-

Costa diz que FMI se mostrou "agradavelmente surpreendido" com economia portuguesa

09 dez, 2016 - 16:50

O FMI estima que Portugal termine o ano com um défice orçamental de 2,6% do PIB, uma previsão que fica acima dos 2,5% exigidos pela Comissão Europeia e dos 2,4% inscritos no OE2017.

A+ / A-

O primeiro-ministro defendeu, esta sexta-feira, que o FMI se mostrou "agradavelmente surpreendido" por as previsões se estarem a concretizar, ressalvando que, em relação ao Orçamento do Estado, o fundo trabalhou sobre dados antigos.

Em declarações aos jornalistas, no final da cerimónia evocativa dos 25 anos da Autoeuropa em Portugal, em Palmela, António Costa foi questionado sobre o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a quinta missão pós-programa a Portugal, no qual estima um défice orçamental de 2,1% em 2017 e afirma que seriam necessário mais 700 milhões de euros em austeridade para atingir a meta prevista pelo Governo.

"Sobre o FMI, o que registei do relatório é que eles, que acompanharam algum do cepticismo que muita gente teve no início deste ano sobre a evolução da nossa economia, mostraram-se agora agradavelmente surpreendidos por as previsões que tínhamos feito se estarem a aproximar da concretização e até terem, nalguns aspectos, um 'feeling' ainda superior ao meu e do senhor Presidente da República sobre a evolução da economia", respondeu o primeiro-ministro, ladeado pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.

Sobre a necessidade de mais medidas de austeridade, António Costa ressalvou que o trabalho sobre o Orçamento do Estado para 2017 foi feito sobre "dados que são antigos".

"Os nossos dados demonstram que nós vamos cumprir, como sempre dissemos, confortavelmente a margem dos 2,5% que está acordada com a União Europeia", assegurou.

Num comunicado divulgado na quinta-feira após a quinta missão de acompanhamento pós-programa de resgate a Portugal, que decorreu entre 29 de Novembro e a passada quarta-feira, o FMI melhorou ligeiramente as previsões de crescimento económico, uma vez que, em Outubro, quando divulgou as últimas estimativas previa que o Produto Interno Bruto (PIB) crescesse 1% em 2016 e 1,1% em 2017.

Agora, a equipa de missão liderada por Subir Lall antevê que a economia portuguesa cresça 1,3% em cada um dos anos, ligeiramente acima dos 1,2% previstos pelo Governo para 2016, mas abaixo dos 1,5% estimados para o próximo ano, segundo o Orçamento do Estado para 2017 (OE2017).

Por outro lado, o FMI estima que Portugal termine o ano com um défice orçamental de 2,6% do PIB, uma previsão que fica acima dos 2,5% exigidos pela Comissão Europeia e dos 2,4% inscritos no OE2017.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • COSTA PANTOMINEIRO
    11 dez, 2016 Lx 15:38
    Com o bandalho do S ocrates também estava tudo a correr ás mil maravilhas e depois foi o que se viu e chegou a bancarrota e lá tivemos qu estar 4 anos à mingua...A esquerda gasta à tripa forra..:Sempre foi assim e depois virá novo resgate loque que sa txas de juro aumentem o que já está a contecer.Resta esperar pois o pantomineiro Costa vai pagar com língua de palmo as mentiradas que apregoa.Todos os analistas económicos dizem que Portugal tem uma das maiores dívidas pública e pricado do mundo, a taxa de poupança das famílias é 5 vezes menor que que a média europei, o d´ficit segundo a UTAo vai ser superior e vamos continuar a endividarmos para a esquerda gastas sem sentido...eNQUANTO ANDARMOS DE MÃO ESTENDIDA NÃO SEREMOS INDEPENDENTES.o RESTO É MU´SICA CELESTIAL DO VENDEDOR DA BANHA DA COBRA cOSTA...
  • Xavier
    10 dez, 2016 Le Mans 09:38
    Aqui esta um governo que faz avançar o Pays sem austeridade
  • Tão loucas!
    10 dez, 2016 lisboa 01:56
    Ai as duas!... É o roque e a amiga...
  • Pedro Rodrigues
    09 dez, 2016 Avis 23:20
    Como os tratados só mencionam 3%...estamos na BOA! Dá-lhes Costa!
  • rosinda
    09 dez, 2016 palmela 17:29
    afinal esta tudo a correr bem as radios e as televisoes so dizem mentiras!

Destaques V+